PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Regra sobre tributação de Naftas deve ser submetida ao Confaz

Estados mostram preocupação com a disputa privada, já que a norma sugerida pode inviabilizar a construção de novas refinarias

Por Da Redação 6 dez 2024, 10h46

O Instituto Combustível Legal (ICL), que reúne as três maiores distribuidoras do país,  deve submeter uma medida para votação no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de uma nova norma que tributa antecipadamente a importação de Naftas.  O colegiado se reúne nesta sexta-feira, 6. 

A Nafta é a matéria-prima para o eteno e o propeno e pode ser transformada em gasolina. Diferentemente dos combustíveis como a gasolina e o diesel, a Nafta não está no rol dos produtos atingidos pela Lei Complementar 192, que instituiu o modelo monofásico (quando o recolhimento ocorre apenas uma vez durante a cadeia).

Alguns governadores levantam a preocupação com as consequências da disputa privada, pois a norma sugerida pode inviabilizar a construção de novas refinarias, já que a Nafta é essencial para o processamento do petróleo pesado utilizado no Brasil.

A saída discutida pelos estados mais afetados seria submeter a norma proposta à análise da Agência Nacional do Petróleo (ANP) a fim de verificar as reais consequências da medida.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.