Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Receita libera consulta ao 1º lote do IR nesta sexta-feira

O crédito bancário para 2,4 milhões de contribuintes será depositado no dia 15 de junho, totalizando 4,8 bilhões de reais

A Receita Federal vai liberar a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda às 9 horas desta sexta-feira. Para saber se a declaração foi liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone 146.

Segundo a Receita Federal, o crédito bancário para 2,4 milhões de contribuintes será depositado no dia 15 de junho, totalizando 4,8 bilhões de reais.

Contribuintes maiores de 60 anos e com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave terão prioridade no recebimento das restituições, como prevê a legislação.

A consulta à liberação das restituições poderá ser feita no aplicativo para tablets e smartphones da Receita. Também é possível verificar as declarações do IRPF e situação cadastral do CPF.

No site da Receita, o contribuinte pode checar se há inconsistências de dados e fazer a autorregularização.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-lo pela internet. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do banco.