Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petróleo fecha em alta em NY, a US$ 102,31 o barril

As cotações do petróleo fecharam nesta quinta-feira em alta no mercado nova-iorquino depois de ter aberto em baixa, graças a informações positivas da Europa.

Segundo dados definitivos de fechamento, o barril de “light sweet crude” (WTI) para entrega em março subiu 51 centavos em relação ao fechamento de quarta-feira, a 102,31 dólares, no New York Mercantile Exchange.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em abril fechou em 120,11 dólares, ganhando 1,18 dólar em relação ao fechamento de quarta-feira.

“Vários elementos, apesar de não serem novos, ajudaram à alta”, disse Tom Bentz, do BNP Paribas. “Há otimismo quanto à Grécia”, disse o corretor, que disse que “o mercado espera que finalmente o acordo seja concluído” com seus credores privados.

Os investidores se viram especialmente animados por versões de imprensa que afirmam que o Banco Central Europeu (BCE) está atuando, negociando dívida grega.

No entanto, completou Eric Bickel da Summit Energy (grupo Schneider Electric), “enquanto não se chegar a um acordo claro, a crise continuará freando o crescimento econômico, e portanto, o consumo (de petróleo) na região (Europa) e possivelmente em escala mundial”.

No front geopolítico, o petróleo foi impulsionado pela “preocupação gerada pelo Irã e o provável fim de suas entregas à Europa”, disse Bentz.