Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Para Forbes, Eike Batista ainda está no clube dos bilionários

Em lista prévia divulgada pela publicação, empresário tem fortuna de 2,95 bilhões de reais

Por Da Redação 18 ago 2013, 16h56

Um ranking prévio das maiores fortunas do Brasil em 2013 foi divulgado pela Forbes e mostra Eike na 52ª posição. A versão nacional da revista norte-americana divulgou em sua edição de agosto os nomes dos donos dos maiores patrimônios do país. Em março deste ano, o empresário estava em quinto lugar entre seus compatriotas, o que mostra uma queda de 47 posições em menos de um ano. A Forbes listou 124 brasileiros que possuem mais de um bilhão de reais.

Apesar de ter perdido posições na lista, Eike continua bilionário de acordo com a Forbes. Sua fortuna é estimada em 2,95 bilhões de reais pela revista, pouco mais de 1,2 bilhão de dólares. Em março, o valor alcançava 10,6 bilhões de dólares. Os números da Forbes contrastam com aqueles apresentados pela Bloomberg semanas atrás, que apontavam uma fortuna de ‘apenas’ 200 milhões de dólares, cifra que havia ‘expulsado’ Eike da lista de bilionários da rede americana.

Segundo a Bloomberg, uma dívida contraída por Eike com o fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala, de 1,5 bilhão de dólares, fez com que a fortuna do empresário recuasse para a casa dos milhões. Tal detalhe, até o momento, não foi considerado pela Forbes. Em 2012, tanto a revista americana quanto a rede de notícias calculavam que o patrimônio do empresário ultrapassava os 30 bilhões de dólares.

Ele costumava bradar que seria, em pouco tempo, o homem mais rico do mundo. Contudo, a incapacidade de suas empresas em dar lucro e o alto endividamento de seu grupo resultaram numa crise de credibilidade que derrubou não só Eike, como boa parte de seu império.

Atualmente, o brasileiro mais rico é Jorge Paulo Lemann, um dos sócios controladores da Anheuser Busch-InBev, dona da Ambev. Sua fortuna é estimada em 38,24 bilhões de reais pela Forbes Brasil.

Continua após a publicidade
Publicidade