PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O sinal dado pelo Banco Central que foi bem recebido pelo mercado

O comitê já adianta que, caso o cenário adverso projetado se confirme, a Selic irá subir mais um ponto percentual nas duas próximas reuniões

Por Camila Pati Atualizado em 12 dez 2024, 11h42 - Publicado em 12 dez 2024, 11h40

A retomada do Forward Guidance (FG) pelo Banco Central foi um dos destaques do comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom). Com o anúncio de alta de 1 ponto percentual na taxa de juros, o comitê prevê e já adianta que, caso o cenário adverso projetado se confirme, a taxa Selic vai subir 1 ponto percentual nas duas primeiras reuniões de 2025. Com isso, os juros vão ao patamar de 14,25%.

Ferramenta usada por bancos centrais para delinear o curso futuro da política monetária, o guidance passa um recado de comprometimento do Banco Central em trazer a inflação para a meta estabelecida que é de 3%. Em 2025, Gabriel Galípolo, indicado de Lula para o comando do BC, assume o lugar do atual presidente Roberto Campos Neto, com quem Lula travou uma série de embates. A divulgação do guidance indica que o ciclo de aperto vai continuar e contribui para diminuir o ruído em relação à atuação do próximo presidente do Banco Central. 

A avaliação de Sérgio Goldenstein, estrategista-chefe da Warren Investimentos, segue esse raciocínio. Segundo a análise divulgada após a decisão do Copom,  foram três razões para que o BC desse o guidance.. O primeiro é a intenção do BC de “reafirmar seu firme compromisso com a convergência da inflação à meta, buscando ganhar mais credibilidade”.

 O segundo é  o receio de que um “ajuste de 75 bps fosse criticado e pudesse gerar perda de credibilidade e desancoragem ainda maior das expectativas. Um terceiro fator apontado por Goldenstein é a “redução do impacto das duas próximas decisões do Copom já sob a liderança de Gabriel Galípolo e com a participação dos novos diretores e, consequentemente, mitigando eventuais ruídos e descontentamentos políticos.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.