O novo recado de Galípolo a Lula e Haddad sobre as contas públicas
Tom do comunicado envia uma mensagem ao governo, principal culpado pela política monetária contracionista
O Banco Central manteve a taxa básica de juros em 15% ao ano e o tom do comunicado enviou um recado direto ao governo: enquanto as expectativas de inflação seguirem acima da meta e a política fiscal continuar pressionando o cenário, não há espaço para cortar a Selic.
No comunicado da decisão unânime, o Copom afirmou que a política monetária precisará permanecer “significativamente contracionista por período bastante prolongado”, citando explicitamente o impacto da política fiscal sobre a inflação, a confiança e os ativos financeiros.
Para Rafael Costa, fundador da Cash Wise Investimentos, a trava para a queda dos juros é fiscal, não monetária. “O Copom tomou decisão técnica, alinhada com as expectativas do mercado, mas é fato que essa taxa é péssima para o país e isso não é culpa do mercado e não é culpa do comitê. A culpa é do governo, perdulário, que não faz o dever de casa, que gasta mais do que arrecada, que só sabe colocar mais imposto na população e nos empresários e dessa forma impede que a gente tenha queda de juros relevante que impulsionaria a economia”, disse.
O BC destacou que as expectativas apuradas no Boletim Focus, de 4,4% para 2025 e de4,2% para 2026, continuam desancoradas, e que o balanço de riscos está mais elevado que o normal. Mesmo com algum alívio recente nos índices, a inflação segue acima da meta, em um ambiente de atividade resiliente e mercado de trabalho aquecido. A autoridade monetária também mencionou o efeito das novas tarifas dos EUA sobre o Brasil, reforçando que o cenário externo adiciona incerteza e exige cautela.
A estratégia, segundo o comitê, é manter os juros no nível atual por um período longo para garantir a convergência da inflação. O BC voltou a dizer que não hesitará em ajustar a política monetária se a dinâmica de preços piorar.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro







