Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mercado eleva a 2,35% previsão de crescimento em 2013

Expectativa para taxa de juros também subiu, para 9,75% ao ano, segundo BC

Economistas do mercado financeiro elevaram sua expectativa de crescimento da economia brasileira de 2,32% para 2,35% em 2013, segundo boletim semanal Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Já para 2014, a mediana das previsões para a expansão do PIB diminuiu novamente, passando de 2,30% para 2,28% – quatro semanas atrás estava em 2,50%.

Leia também:

Ata do Copom diz que política de juros deve se manter ‘vigilante’

Inflação acelera em agosto e registra alta de 0,24%

Esta é a segunda semana consecutiva em que os analistas elevam a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. Na segunda-feira passada, logo após a divulgação do PIB do segundo trimestre, o boletim Focus já havia aumentado as projeções de crescimento de 2,2% para 2,32%. Entre abril e junho, a economia brasileira cresceu 1,5% frente ao semestre imediatamente anterior.

Já a expectativa de aceleração da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) reduziu, passando de 5,83% para 5,82%. Na última sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado da inflação para agosto, cuja alta foi de 0,24% no mês passado.

Leia ainda:

Mercado eleva previsão de PIB. E também a de inflação

A perspectiva para a taxa básica de juros da economia, a Selic, passou de 9,5% ao ano para 9,75% ao ano. Em sua última reunião, realizada há duas semanas, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou os juros básicos da economia para 9%. Na semana passada, a ata referente à última reunião mostrou que o BC diz estar “vigilante” quanto à política de juros, o que pode ser interpretado como novos apertos monetários.

(Com agência Reuters)