Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ibovespa salta mais de 3% com cenário externo favorável

Vale foi destaque do prepgão, saltando quase 6%, para o maior valor desde 2011

O principal índice de ações da B3 fechou em alta de mais de 3% nesta quarta-feira, na volta do feriado do Carnaval, beneficiado pelo quadro externo favorável, em sessão marcada ainda pelo vencimento dos contratos de opções sobre o Ibovespa e de contrato futuro do índice. O Ibovespa subiu 3,27 por cento, a 83.542 pontos. O volume financeiro somou 11,26 bilhões de reais.

A sessão mais curta desta Quarta-feira de Cinzas também refletiu o movimento de algumas ações ajustando-se ao movimento de seus ADRs (recibo de ações negociados nos Estados Unidos) nos últimos dois dias, quando não houve negociação no pregão brasileiro. Vale foi destaque, saltando quase 6%, para o maior valor desde 2011.

“A bolsa local operou totalmente correlacionada com a recuperação no mercado nos Estados Unidos nesses últimos dias. Quem ficou mais defensivo para o Carnaval está retornando suas posições”, disse o gestor de uma corretora no Rio de Janeiro, que pediu para não ter o nome citado.

No exterior, o índice norte-americano S&P 500 avançava 1,3%, com investidores ignorando dados mais fortes de inflação e comprando ações de Facebook, Amazon.com e Apple.

Outro destaque foram os papéis da CSN, que saltaram 8,7%, tendo no radar expectativas de demanda firme por aço na China durante o primeiro semestre deste ano.