Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

FMI revisará para cima sua previsão de crescimento mundial

A diretora gerente do FMI, Christine Lagarde, não quis, porém, dar mais detalhes e nem explicar os motivos que levarão às mudanças

Por Da Redação 7 jan 2014, 18h46

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisará para cima sua previsão de crescimento mundial dentro de umas três semanas, conforme anunciou nesta terça-feira a diretora gerente do FMI, Christine Lagarde. Ela disse ainda em coletiva de imprensa na capital do Quênia, Nairóbi, que, no momento, seria prematuro dar mais detalhes, como os motivos da revisão.

Em seu último relatório, Perspectivas da Economia Mundial, publicado em outubro, o FMI reduziu suas previsões e disse que o crescimento global manteria uma “velocidade baixa”. De acordo com o documento, a economia global deveria encerrar o ano 2013 com um crescimento de 2,9%, e em 2014 alcançaria 3,6%. No relatório anterior, de julho, o órgão previa uma expansão econômica global de 3,2% e 3,8%, respectivamente.

Leia mais:

Produção de emergentes desacelera em dezembro

Gilberto Carvalho: ‘não precisamos de nenhum conselho do FMI’

FMI destaca deterioração fiscal e revisa para baixo crescimento potencial do Brasil

Apesar de as economias dos mercados emergentes continuarem representando a maior parte do crescimento mundial, estão perdendo mais impulso do que se pensava, disse o FMI em novembro. Por outro lado, as economias avançadas, especialmente a dos Estados Unidos, estão mostrando sinais de recuperação.

O fato de o Federal Reserve (Fed, banco central americano) ter começado a mudar sua política monetária – diminuindo a injeção de dinheiro na economia afeta os investimentos na América Latina.

(com agência France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade