Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Expectativa com nova pesquisa eleitoral impulsiona Bovespa

Mercado de ações fechou no maior nível desde novembro. O dólar, por outro lado, encerrou a sexta-feira com queda de 0,48%, a R$ 2,2193, pressionado por dados do mercado de trabalho norte-americano

O Ibovespa, principal índice da BM&FBovespa, encerrou esta sexta-feira com alta de 2,62%, a 52.980 pontos, seu maior nível de fechamento desde novembro do ano passado. Segundo operadores do mercado financeiro, o movimento foi atribuído, principalmente, à expectativa com relação a nova pesquisa eleitoral, que será divulgada neste fim de semana. As ações da Petrobras, as mais negociadas da sessão, também ajudaram a impulsionar o Ibovespa: o papel ordinário (ON) teve alta de 4,73% (16,37 reais) e o preferencial (PN), de 6,81% (17,70 reais).

Leia também:

Com pré-sal, produção da Petrobras sobe em março

Brasil tem superávit comercial em abril, mas balança continua com déficit no ano

Dólar – O dólar, por sua vez, fechou a sexta-feira com queda de 0,48%, cotado a 2,2193 reais. Na opinião de analistas, o mercado de trabalho norte-americano em abril deu suporte para que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) continue retirando gradualmente suas medidas de estímulo econômico, o que reforçou as expectativas de ingresso de recursos externos no Brasil.

As intervenções diárias do Banco Central no mercado de câmbio e o baixo volume de negociações também contribuíram para a desvalorização da moeda norte-americana. Especialistas afirmaram que o mercado permaneceu “vazio”, nesta sexta-feira, devido ao feriado do Dia do Trabalho no Brasil. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em apenas 900 milhões de dólares.

(com agência Reuters)