Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Euro cai após leilão decepcionante de bônus da Espanha

Por Renato Martins

Nova York – O euro caiu frente ao dólar e ao iene depois de um decepcionante leilão de bônus da Espanha realimentar os temores quanto à crise da dívida europeia. A Espanha vendeu 2,59 bilhões de euros em bônus, quase no limite mínimo do que pretendia, e os juros foram mais altos do que nos leilões anteriores; o juro dos bônus espanhóis de 10 anos subiu para 5,68%, de 5,45% na terça-feira. O dólar, por sua vez, foi sustentado pela redução das expectativas de que o Federal Reserve venha a adotar novas medidas de estímulo à economia.

“O vigor do dólar continuou na abertura do mercado asiático e o leilão ruim de bônus da Espanha acelerou aquela tendência, com os spreads da Europa se ampliando. A aversão ao risco que estamos vendo é determinada por isso. As ações estão em baixa, assim como as commodities e o ouro, enquanto os spreads estão aumentando e os preços dos títulos do Tesouro dos EUA estão subindo”, disse Alessio de Longis, gerente de carteira na Oppenheimer Funds.

Além desses fatores, o Banco Central Europeu (BCE) disse estar preocupado com uma inflação elevada demais neste ano na zona do euro, o que reduziu as expectativas de novas medidas monetárias de estímulo. O próximo evento importante para o mercado é a divulgação dos dados do nível de emprego nos EUA em março, na manhã de sexta-feira. No fim da tarde em Nova York, o euro estava cotado a US$ 1,3142, de US$ 1,3233 na terça-feira; o iene estava cotado a 82,46 por dólar, de 82,81 por dólar ontem.