Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

EUA: inflação permanece no patamar mais baixo em cinco anos

Dados do Departamento de Comércio mostraram que alta de preços ficou em 0,7% em dezembro, queda de 0,5 ponto porcentual na comparação com o mês anterior

Por Da Redação 2 fev 2015, 16h24

A inflação nos Estados Unidos desacelerou para 0,7% em dezembro, patamar mais baixo desde outubro de 2009, informou o Departamento de Comércio nesta segunda-feira. O índice afastou-se ainda mais da meta de 2% do Federal Reserve (Fed). Em seu último comunicado, autoridades do banco central norte-americano indicaram que adotariam uma postura mais lenta em relação ao ritmo de aumento das taxas de juro em meio ao ritmo mais fraco de alta dos preços. Em novembro, a inflação ficou em 1,2%.

Leia também:

EUA: economia cresce 2,6% no 4º trimestre de 2014

EUA: Obama quer aumentar impostos dos mais ricos

Criação de emprego nos EUA é a maior em 15 anos

Indústria – O ritmo de crescimento no setor industrial nos Estados Unidos também desacelerou em janeiro, segundo relatório do Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) divulgado nesta segunda-feira. O ISM informou que seu índice de atividade industrial nacional caiu para 53,5 ante 55,1 no mês anterior. A leitura ficou abaixo das expectativas de economistas consultados pela Reuters de 54,5.

A maioria dos componentes do índice caiu, sugerindo uma desaceleração no ritmo de crescimento no setor industrial. Apesar disso, a leitura acima de 50 marque o 27º mês consecutivo de crescimento da indústria. O índice de novas encomendas caiu para 52,9 ante 57,8. O índice de preços pagos recuou para 35 a partir de 38,5, sendo que as expectativas eram de 39,5. Já o índice de emprego encolheu para 54,1 ante 56, também abaixo das estimativas de 56.

(Com agência France-Presse e agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade