EUA: inflação permanece no patamar mais baixo em cinco anos
Dados do Departamento de Comércio mostraram que alta de preços ficou em 0,7% em dezembro, queda de 0,5 ponto porcentual na comparação com o mês anterior

A inflação nos Estados Unidos desacelerou para 0,7% em dezembro, patamar mais baixo desde outubro de 2009, informou o Departamento de Comércio nesta segunda-feira. O índice afastou-se ainda mais da meta de 2% do Federal Reserve (Fed). Em seu último comunicado, autoridades do banco central norte-americano indicaram que adotariam uma postura mais lenta em relação ao ritmo de aumento das taxas de juro em meio ao ritmo mais fraco de alta dos preços. Em novembro, a inflação ficou em 1,2%.
Leia também:
EUA: economia cresce 2,6% no 4º trimestre de 2014
EUA: Obama quer aumentar impostos dos mais ricos
Criação de emprego nos EUA é a maior em 15 anos
Indústria – O ritmo de crescimento no setor industrial nos Estados Unidos também desacelerou em janeiro, segundo relatório do Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) divulgado nesta segunda-feira. O ISM informou que seu índice de atividade industrial nacional caiu para 53,5 ante 55,1 no mês anterior. A leitura ficou abaixo das expectativas de economistas consultados pela Reuters de 54,5.
A maioria dos componentes do índice caiu, sugerindo uma desaceleração no ritmo de crescimento no setor industrial. Apesar disso, a leitura acima de 50 marque o 27º mês consecutivo de crescimento da indústria. O índice de novas encomendas caiu para 52,9 ante 57,8. O índice de preços pagos recuou para 35 a partir de 38,5, sendo que as expectativas eram de 39,5. Já o índice de emprego encolheu para 54,1 ante 56, também abaixo das estimativas de 56.
(Com agência France-Presse e agência Reuters)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.