Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em dia de julgamento de Lula, Bolsa supera recorde

Ibovespa registra alta superior a 2% no pregão desta quarta-feira, em meio a definição sobre o futuro do ex-presidente em relação às eleições

O Ibovespa opera com forte alta nesta quarta-feira, subindo 2,12% por volta das 13h55, aos 82.389 pontos. Na máxima do dia, o principal índice da bolsa de valores de São Paulo chegou a 82.658 pontos. O recorde atual foi alcançado no fechamento do pregão de terça-feira, aos  81.675 pontos. O mercado financeiro acompanha o julgamento do ex-presidente Lula em segunda instância, que pode definir a participação do petista nas eleições.

Analistas do mercado financeiro têm pouca dúvida de que Lula será condenado. A principal questão é a respeito do placar da votação. Se o ex-presidente for condenado por unanimidade, não deverá concorrer à presidência. Mas se houver um voto favorável à absolvição dentre os três desembargadores, há possibilidade de recurso, o que deixa o cenário eleitoral indefinido.

Além da eleição, o cenário externo e a queda do Ibovespa na terça-feira ajudam a explicar a alta mais forte nesta quarta. “A alta hoje também é especulativa, com os investidores aproveitando para comprar no embalo do mercado, que começou a subir também com o avanço dos futuros em Nova York”, ponderou um operador de renda variável ouvido pelo O Estado de S. Paulo, acrescentando que o dólar mais fraco no exterior é outro favorável hoje para os mercados acionários de países emergentes.

Os mercados financeiros brasileiros já precificaram ampla derrota do ex-presidente no julgamento. Na hipótese de os três juízes federais da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal negarem o recurso de Lula, ainda que divergindo sobre o tempo de prisão, o dólar permaneceria no patamar atual, podendo até mesmo cair a 3,12 a 3,15 reais.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. A alta da Bolsa é previsível e compreensível. Com um bandido deste calibre fora da cena política do País, a esperança por um futuro melhor torna-se mais palpável e estimula investidores e empreendedores sérios.
    Mas, nem tudo são flores……
    Ainda há o “risco” Bolsonaro, Marina, Ciro e, quem sabe, algum outro oportunista de plantão a nos tirar o sono.
    Ou seja, temos ainda muita lama para tirar do caminho…….
    Infelizmente, é cedo para comemorar.

    Curtir

  2. A alta da Bolsa é previsível e compreensível. Com um bandido deste calibre fora da cena política do País, a esperança por um futuro melhor torna-se mais palpável e estimula investidores e empreendedores sérios.
    Mas, nem tudo são flores……
    Ainda há o “risco” Bolsonaro, Marina, Ciro e, quem sabe, algum outro oportunista de plantão a nos tirar o sono.
    Ou seja, temos ainda muita lama e coisa podre do gênero para tirar do caminho…….
    Infelizmente, é cedo para comemorar.
    Portanto……., ao trabalho !!!!!!!!!!!!

    Curtir