Dólar recua para R$ 6,04 com expectativa de corte de juros nos EUA
O presidente do Fed, Jerome Powell, reforçou sua confiança no combate à inflação, mas indicou preocupações com a situação fiscal do país
O Ibovespa fechou em leve baixa de 0,04%, aos 126.087 pontos. Já o dólar teve nova queda modesta nesta quarta-feira, 4, em baixa de 0,18%, a R$ 6,04. No exterior, a moeda também registrou leve recuo: o DXY, indicador que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de moedas estrangeiras, caiu 0,04%.
Nos EUA, o relatório de mercado de trabalho ADP mostrou uma desaceleração do número de empregos criados no país, o que ajudou a fortaleceram as apostas em um corte de juros de 0,25 ponto percentual na próxima reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Falas de Jerome Powell, o presidente do Fed, também ajudaram a reforçar esta percepção. Ele reiterou que a inflação está em queda e que o país está “a caminho de levar taxa de juros para o nível neutro”. No entanto, o presidente destacou o risco fiscal dos EUA, que precisam aprovar um novo pacote orçamentário até janeiro para evitar a paralisação da máquina pública.
Também divulgado nesta quarta-feira, o Livro Bege, relatório sobre a situação econômica dos EUA, mostrou que empresas de várias regiões do país estão preocupadas com os efeitos inflacionários do plano tarifário de Donald Trump, que assume a presidência em 20 de janeiro do próximo ano.