Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Copenhague, na Dinamarca, já tem mais bikes que carros nas ruas

Sensores da cidade registraram 265,7 mil bicicletas circulando pelo local contra 252,6 mil carros; município já investiu R$ 486 milhões em infraestrutura

A cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, registrou um recorde, no mínimo, curioso: há mais bicicletas circulando diariamente pelas ruas do centro do município do que carros.

De acordo com o jornal inglês ‘The Guardian’, os sensores da cidade registraram 265,7 mil bicicletas circulando pelo local contra 252,6 mil carros. Só no ano passado, mais de 35 mil novas ‘bikes’ começaram a passar pelo local diariamente.

Copenhague vem monitorando o tráfego no centro da cidade desde 1970, quando havia cerca de 351,1 mil carros e 100 mil bicicletas. Agora, com investimento em infraestrutura no setor, vê a população abraçar de vez a ideia.

Segundo a publicação, o número de ciclistas cresceu 68% nos últimos 20 anos. “O que realmente ajudou foi a forte liderança política que começou com Ritt Bjerregaard (ex-prefeito) que se dedicou realmente sobre o ciclismo”, disse Klaus Bondman, presidente da Federação Dinamarquesa de Ciclismo.

Desde 2005, 115 milhões de libras (R$ 486 milhões) foram investidos pela cidade em infraestrutura para as bicicletas na cidade.

Mesmo com a estrutura, Bondman acredita que o número de usuários deve cair com a inauguração das obras de expansão do metrô, previstas para 2019. “Não há dúvidas que a abertura vai tomar parte do tráfego de bicicletas, mas a coisa mais importante para mim é ter um sistema de transporte verde”, diz.