Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conta de luz ficará mais barata em dezembro

Cobrança adicional na bandeira amarela, por causa acionamento de termelétricas mais caras, vai ser retirada por causa da melhora das condições hidrológicas,

As contas de luz deixarão de ter cobrança adicional em dezembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira, 25, que as faturas de energia voltam a ter a bandeira verde no próximo mês. Com essa decisão, o consumidor deixará de pagar 1,50 real a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, valor que foi cobrado em novembro em razão da bandeira amarela.

A melhora nas condições hidrológicas permitiu o desligamento das termelétricas mais caras, que foram acionadas no mês passado. De acordo com a Aneel, o custo da térmica mais cara para abastecer o País no próximo mês será de 169,54 reais por megawatt-hora (MWh). Quando o custo de geração supera 211,28 reais por MWh, é preciso acionar a bandeira amarela.

Entre abril e outubro deste ano, vigorou a bandeira verde, que não traz custo adicional nas contas de luz. Em novembro, a piora nas condições hidrológicas, principalmente em razão da seca no Nordeste, levou ao acionamento da bandeira amarela, que acrescenta 1,50 real a mais nas contas para cada 100 kWh consumidos.

Em março deste ano, também vigorou a bandeira amarela. Antes disso, durante todo o ano passado e em janeiro e fevereiro, vigorou a “bandeira vermelha”, que adiciona entre 3,00 reais e 4,50 reais a cada 100 kWh consumidos, dependendo da quantidade de termelétricas necessárias para suprir o País. O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pela Aneel.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marco Ferrari

    vamos acompanhar

    Curtir

  2. Micky Oliver

    PREPAREM O BOLSO!!!!!

    Curtir

  3. Afonso Paione

    Mais barata o que? Olha só, mês passado era bandeira verde, agora teve um aumento e foi para bandeira amarela. Aí então mês que vem volta para o valor da bandeira verde… Barateou onde meus caros?

    Curtir

  4. Tiburtino Lacerda

    No Brasil, a energia elétrica predominante, quase a totalidade, é produzida simplesmente fazendo passar água dos rios, nas turbinas, hidráulicas, das hidrelétricas.DEVERIA ter um kwh muito barato.Mas, a mão pesada do governo, age, na forma de impostos de todo tipo e a nossa energia elétrica é MAIS CARA que o kwh pago pelos americanos.E lá, a MAIOR PARTE da energia elétrica produzida, vem de TERMELÉTRICAS, carvão é minerado, transportado, queimado, para produzir vapor dágua, que gera eletricidade, em turbinas a vapor.Morar em um ARREMEDO DE PAÍS, chamado Brasil, é muito triste!

    Curtir