Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com repatriação, governo tem arrecadação recorde em outubro

Receita com impostos e contribuições federais somou 148,6 bilhões de reais no mês; no acumulado do ano, queda é de 3,47%

A arrecadação de impostos e contribuições federais chegou a 148,69 de reais bilhões em outubro, o maior resultado para o mês já registrado pela Receita Federal. Se forem considerados todos os meses, esse foi o maior resultado desde de janeiro de 2014, quando foram arrecadados 153,21 bilhões de reais, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria da Receita Federal.

O resultado de outubro foi influenciado pelo programa de regularização de ativos não-declarados à Receita, conhecido como Lei da Repatriação. Para regularizar os recursos, o contribuinte teve que pagar 15% de Imposto de Renda e 15% de multa, totalizando 30% do valor regularizado.

Na comparação com outubro de 2015, houve um aumento real (descontada a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de 33,15%. A arrecadação com o programa de regularização chegou a 45,06 bilhões de reais.

No acumulado do ano, a arrecadação continuou em queda. De janeiro a outubro, ela chegou a 1,05 trilhão de reais, montante 3,47% menor se comparado ao mesmo período de 2015.

(Com Agência Brasil)