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CNC: varejo fecha 166,9 mil lojas desde 2015

Confederação Nacional do Comércio estima prevê queda de 10,6% nas vendas em 2016, apesar da retomada de índices de confiança

Por Da redação
Atualizado em 3 ago 2016, 10h33 - Publicado em 3 ago 2016, 10h31

Com o agravamento da recessão econômica, foram fechadas 166.900 lojas de setor de varejos ao longo de 2015 e primeiro semestre deste ano, segundo acordo levantamento feito pela Confederação Nacional de Comércio (CNC). Desse total, 67.900 lojas foram fechadas somente nos primeiros seis meses de 2016, e 99.000 em todo o ano anterior. Apesar da melhora dos indicadores de confiança no setor de comércio a partir de maio, a CNC prevê uma queda de 10,6% das vendas do varejo em 2016, resultado pior do que o recuo de 8,6% em 2015.

Na região Sudeste, foram fechados 35.327 estabelecimentos. A pesquisa da CNC leva em consideração apenas lojas de varejo que têm trabalhadores com vínculo empregatício. Elas somam cerca de 700.000 lojas em todo o País e respondem por aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo Fábio Bentes da divisão econômica da CNC.

Não há ainda previsões para o segundo semestre, mas a CNC não descarta a possibilidade de o número de lojas fechadas em 2016 ultrapassar o de 2015.  Em 2014, o varejo abriu 11.450 novas lojas.

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O fechamento de lojas é maior no segmento de hipermercados e supermercados. A inflação de alimentos que pressiona as vendas. “O varejo não conseguirá reagir de forma pujante se o setor de supermercados não reagir junto”, disse Bentes. Segundo ele, ainda não está clara se haverá uma reversão do quadro de alta dos preços nos próximos meses. Em sua avaliação, essa reversão será fundamental para acelerar a melhora do varejo no segundo semestre deste ano.

O economista estima ainda que o setor de comércio deve perder 267.200 postos de trabalho em 2016. No ano passado, o fechamento de vagas chegou a 278.500. A CNC espera piora das vendas no Dia dos Pais e também no Natal, como ocorreu também em outras datas importantes para o comércio, como Páscoa e Dia das Mães.

(Com Estadão Conteúdo)

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