Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Carrefour vai testar pagamento por scanner para evitar caixa

Novo sistema deve começar a ser testado ainda este ano em até cinco lojas da rede, segundo presidente

Por Reuters
Atualizado em 28 ago 2018, 16h23 - Publicado em 28 ago 2018, 16h08

O presidente do Carrefour Brasil, Noël Prioux, disse nesta terça-feira que a empresa deve começar a testar ainda em 2018 o sistema Scan & Go, que permite que o consumidor escaneie diretamente suas compras por meio de um aplicativo no celular, por onde também é realizado o pagamento.

Segundo o executivo, o sistema é voltado para compras em pouca quantidade e deve começar a ser testado em “quatro ou cinco lojas”. Prioux afirmou que o movimento faz parte do processo de transformação digital do Carrefour.

Em meio à mudança no perfil dos clientes, com aumento no consumo de alimentos fora do domicílio, Prioux disse que a rede de supermercados vê a possibilidade de ter restaurantes no futuro — a medida é estudada globalmente, e o executivo vê espaço para o movimento também no Brasil.

Segundo Prioux, os restaurantes poderiam ser localizados dentro dos supermercados e também fora das lojas. No caso do Brasil, o executivo disse que o assunto não é ainda uma prioridade, mas que enxerga potencial para avançar nessa área, sendo que o início se daria por alimentos mais simples, como pizzas, o que complementaria os serviços já existentes de padarias.

“Mas eu também acho que há espaço para produtos mais sofisticados”, disse.

Continua após a publicidade

Supermercados sem caixa

A Amazon criou, ainda em 2016, o conceito de mercados sem caixa registradora ou filas. Ao entrar no mercado, o cliente faz o login em uma catraca usando seu smartphone. Depois, basta carregar os produtos próximos a si, como em uma sacola ou nas mãos. O sistema da Amazon consegue identificar o que o consumidor está levando por meio de sensores e de algoritmos — sabe até mesmo se houve a devolução de algum item.

Ontem, a varejista inaugurou sua segunda loja no formato Amazon Go. Ambas estão localizadas em Seattle, nos Estados Unidos.

No Brasil, o Pão de Açúcar lançou em janeiro um aplicativo para evitar que o cliente fique preso em filas. O Pão de Açúcar Mais permite agendar um horário para passar no caixa.

Continua após a publicidade

Ao acessar o aplicativo, o cliente precisa selecionar a loja e o horário que deseja pagar as compras. Minutos antes do horário reservado o aplicativo envia um alerta. Na hora agendada, o aplicativo informa para qual caixa o cliente deve se dirigir.

(Com Redação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.