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Carrefour vai testar pagamento por scanner para evitar caixa

Novo sistema deve começar a ser testado ainda este ano em até cinco lojas da rede, segundo presidente

Por Reuters Atualizado em 28 ago 2018, 16h23 - Publicado em 28 ago 2018, 16h08

O presidente do Carrefour Brasil, Noël Prioux, disse nesta terça-feira que a empresa deve começar a testar ainda em 2018 o sistema Scan & Go, que permite que o consumidor escaneie diretamente suas compras por meio de um aplicativo no celular, por onde também é realizado o pagamento.

Segundo o executivo, o sistema é voltado para compras em pouca quantidade e deve começar a ser testado em “quatro ou cinco lojas”. Prioux afirmou que o movimento faz parte do processo de transformação digital do Carrefour.

Em meio à mudança no perfil dos clientes, com aumento no consumo de alimentos fora do domicílio, Prioux disse que a rede de supermercados vê a possibilidade de ter restaurantes no futuro — a medida é estudada globalmente, e o executivo vê espaço para o movimento também no Brasil.

Segundo Prioux, os restaurantes poderiam ser localizados dentro dos supermercados e também fora das lojas. No caso do Brasil, o executivo disse que o assunto não é ainda uma prioridade, mas que enxerga potencial para avançar nessa área, sendo que o início se daria por alimentos mais simples, como pizzas, o que complementaria os serviços já existentes de padarias.

“Mas eu também acho que há espaço para produtos mais sofisticados”, disse.

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  • Supermercados sem caixa

    A Amazon criou, ainda em 2016, o conceito de mercados sem caixa registradora ou filas. Ao entrar no mercado, o cliente faz o login em uma catraca usando seu smartphone. Depois, basta carregar os produtos próximos a si, como em uma sacola ou nas mãos. O sistema da Amazon consegue identificar o que o consumidor está levando por meio de sensores e de algoritmos — sabe até mesmo se houve a devolução de algum item.

    Ontem, a varejista inaugurou sua segunda loja no formato Amazon Go. Ambas estão localizadas em Seattle, nos Estados Unidos.

    No Brasil, o Pão de Açúcar lançou em janeiro um aplicativo para evitar que o cliente fique preso em filas. O Pão de Açúcar Mais permite agendar um horário para passar no caixa.

    Ao acessar o aplicativo, o cliente precisa selecionar a loja e o horário que deseja pagar as compras. Minutos antes do horário reservado o aplicativo envia um alerta. Na hora agendada, o aplicativo informa para qual caixa o cliente deve se dirigir.

    (Com Redação)

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