Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CÂMBIO-Dólar opera quase estável ante real, com exterior incerto

SÃO PAULO, 7 de dezembro (Reuters) – O dólar operava quase estável frente ao real nesta quarta-feira, após registrar alta nos últimos dois dias, em meio a notícias conflitantes sobre as negociações anticrise na Europa.

Às 11h45 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,7958 real para venda, em baixa de 0,10,x por cento , tendo chegado a 1,8032 na máxima e a 1,7927 na mínima. A cotação subiu 0,51 por cento no acumulado dos fechamentos desta semana, devolvendo parte da forte queda recente.

Novamente dominando os mercados, no exterior tinham especulações sobre as medidas contra a crise que podem ser anunciadas pelos líderes europeus nos próximos dias. Enquanto a França prometia um acordo “potente” entre as nações da União Europeia após a cúpula de sexta-feira, uma fonte do governo da Alemanha dizia que Berlim estava pessimista sobre as chances de consenso no evento.

“O mercado parece estar em um padrão de aguardo, com a especulação girando em torno da reunião de amanhã do BCE (Banco Central Europeu) e da cúpula vindoura da UE”, escreveu a equipe de estratégia cambial da Scotia Capital, em relatório diário.

As oscilações deste pregão eram mais contidas lá fora. Em relação a uma cesta de moedas, o dólar subia levemente, ou 0,2 por cento. O índice europeu de ações estava no vermelho e os futuros do índice S&P 500 apontavam ligeira depreciação para a abertura do pregão em Nova York.

(Por Mariane Pinho; Edição de Patrícia Duarte)