Clique e assine com até 92% de desconto

BOLSA EUROPA-Índice sobe por bancos após empréstimo do BCE

Por Da Redação 22 dez 2011, 14h08

(Texto atualizado com mais detalhes e cotações)

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – As principais bolsas de valores da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira, ajudadas por dados em sua maioria positivos nos Estados Unidos. O setor bancário se valorizou, aproveitando o empréstimo barato oferecido pelo Banco Central Europeu (BCE).

O índice FTSEurofirst 300, referência para o mercado de ações do continente, subiu 0,95 por cento, a 980 pontos. Contudo, o volume foi baixo, e estrategistas questionaram uma leitura excessivamente positiva da alta do mercado.

O índice de bancos da zona do euro avançou 2,1 por cento, com os mercados tendo uma avaliação mais positiva sobre os 523 bancos que tomaram quase 490 bilhões de euros em empréstimos de três anos com juros menores oferecido pelo BCE na quarta-feira.

“Alguns bancos podem gerar dinheiro a partir deste ‘carry trade’ (tomando emprestado a juros mais baixos e emprestando com taxas mais elevadas). É por isso que vimos os bancos se saírem bem. O fato de tantos terem participado mostra que não há nenhum estigma nisso”, disse o presidente de ações internacionais da Legal & General, Ian King, que gerencia 356 bilhões de libras (555 bilhões de dólares) em ativos.

Da pauta macroeconômica, o número de norte-americanos em busca de auxílio-desemprego caiu na semana passada ao menor nível em três anos e meio, reforçando avaliações de que a economia dos Estados Unidos está ganhando ritmo, mesmo após o crescimento econômico no terceiro trimestre ter sido revisado para baixo.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 1,25 por cento, a 5.456 pontos.

Continua após a publicidade

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 1,05 por cento, para 5.852 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 teve alta de 1,36 por cento, a 3.071 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib registrou ganho de 1,4 por cento, para 15.027 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 apurou alta de 1,01 por cento, a 8.462 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 subiu 1 por cento, para 5.332 pontos.

(Reportagem de Brian Gorman)

REUTERS JCG PD

Continua após a publicidade
Publicidade