Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barbosa e Tombini fazem primeira reunião após mudança na Fazenda

Novo ministro da Fazenda e presidente do Banco Central se encontram antes da posse de Barbosa, marcada para as 17h desta segunda

O novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, se encontrou na manhã desta segunda-feira com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, em conversa a portas fechadas, iniciando o trabalho de relacionamento em sua nova função na equipe econômica antes mesmo de sua posse, marcada para as 17h.

Após ter dado entrevistas a veículos da imprensa neste fim de semana buscando principalmente sinalizar seu compromisso com a continuidade do ajuste fiscal, Barbosa participa, às 12h, de conferência por telefone com investidores nacionais e internacionais.

Na manhã desta segunda-feira, o dólar avançava em direção ao patamar de 4 reais, reagindo ao anúncio da substituição de Joaquim Levy no comando do ministério da Fazenda. Barbosa é visto pelo mercado como um nome mais leniente com a expansão dos gastos públicos, em linha com o pensamento da presidente Dilma Rousseff.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o novo ministro da Fazenda prometeu aperfeiçoar a política econômica do governo para promover uma retomada mais rápida do crescimento da economia, depois de ter dito em coletiva na sexta-feira que perseguiria no próximo ano a meta de superávit primário de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

O ministro foi um dos maiores defensores de proposta de possíveis abatimentos na meta, o que, na prática, daria aval para o governo realizar esforço fiscal nulo.

Leia mais:

Mercado amplia para 3,7% projeção de retração da economia em 2015

Oposição acusa Barbosa de ser mentor das pedaladas

Investidores lamentam e a esquerda comemora a escolha de Barbosa

(Com Reuters)