Wii U, novo console da Nintendo, chega no Natal

Entre os títulos para o videogame, novas versões de Mario, Pikimin e Batman

A Nintendo anunciou na manhã desta terça-feira (horário local), em evento realizado no Nokia Theater, em Los Angeles, os detalhes sobre o Wii U, o seu novo console (confira as configurações do aparelho). O videogame, o primeiro da nova geração, chegará às lojas no Natal. O preço do aparelho não foi divulgado pela empresa japonesa, mas entre os títulos que serão lançados simultaneamente estão Pikimin 3, Batman Arkham City: Armored Edition, Nintendo Land, Wii Fit U e ZombiU.

Leia mais:

Cobertura especial de VEJA na E3

As novidades da Sony na E3

Microsoft aposta em integração com tablet e celular

A coletiva foi apresentada por Shigeru Miyamoto, um dos principais nomes da Nintendo. O designer, conhecido como o “pai” do personagem Mario, mostrou ao público uma versão de Pikimin para o Wii U. O jogo explora o recurso HD do console e traz gráficos bem diferentes dos vistos no Wii.

Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, assumiu o comando da apresentação e explicou a razão pela qual a companhia começou o seu evento mostrando um jogo, e não focando no hardware. “Os games são as coisas mais importantes para os usuários”, disse.

Segundo o executivo, o novo console quer atingir um público que ainda não é familiarizado com o universo dos jogos eletrônicos. Isso inclui, é claro, um grande esforço em oferecer conteúdo diferenciado na plataforma. Acordos com Netflix, Amazon Videos e Hulu já estão fechados, mas Fils-Aime afirma que o apresentado na E3 é apenas o começo.

Diferente dos demais consoles, o controle do Wii U, que parece um tablet, permitirá que o jogador utilize as duas telas (a do joystick e da TV) durante uma partida. “O console muda a forma como as pessoas utilizam a televisão”, explicou o executivo americano. Cada aparelho é composto por dois controles com tela e uma base. As especificações técnicas do hardware não foram detalhadas pela Nintendo. Os joysticks possuem microfone e câmera, recursos que permitem ao jogador usar cada controle de forma independente.

O título mais importante para Wii U, por ora, será New Super Mario Bros. U. A versão do herói para o novo console explora a alta definição do aparelho, mas não perde a essência da franquia, uma das mais vendidas em todo o mundo.

Mas o Wii U não será um videogame para crianças. Ao contrário. Para atingir os jogadores hardcore, a Nintendo fechou parcerias para levar ao hardware grandes séries. Batman Arkham City: Armored Edition será o primeiro jogo para a nova plataforma, mas a lista inclui ainda Assassin’s Creed III e Mass Effect 3.

Títulos de sucesso no Wii, como Wii Fit, também ganharão versões para o novo videogame. A franquia, que incentiva a prática de exercícios físicos, já vendeu mais de 43 milhões de cópias em todo o mundo e pretende repetir o sucesso na nova plataforma. A diferença: em Wii Fit U, graças ao controle com tela, será possível realizar os exercícios sem a necessidade da TV.

Os jogos musicais também estão de volta. Entre os anúncios confirmados durante o evento da Nintendo estão Sing, uma espécie de karaokê, e Just Dance 4, aclamada série da Ubisoft. Para chamar a atenção dos jogadores casuais, a companhia japonesa desenvolveu Nintendo Land, uma coleção de doze games, que promete atrair a atenção de quem ainda não está habituado a uma jogatina.

Portátil – A Nintendo também dedicou parte de seu evento ao Nintendo 3DS. Novos jogos, como New Super Mario 2 e Paper Mario Sticker Star, serão lançados para o aparelho. Segundo a companhia, muitos títulos produzidos por empresas terceirizadas serão anunciados para o portátil nos próximos meses.

Ao final da coletiva, Fils-Aime ressaltou o poder do novo console em reunir a família na sala de estar para jogar videogame e divulgou o slogan do Wii U: Juntos, melhor!

Wii U – Especificações
Tamanho Altura: 1,8 polegada

Profundidade: 10,5 polegadas

Largura: 6,8 polegadas

Peso 1 Kg
Processador IBM Power
GPU AMD Radeon
Controle Tela de 6,2 polegadas
Mídia Wii U e discos do Wii
Memória Memória flash interna. Suporte para cartão de memória SD e HD externo via USB
Rede Conexão à internet sem fio

Quatro portas USB

Suporte para adaptadores Wii LAN

Vídeo Formatos aceitos: 1080p, 1080i, 720p, 480p e 480i. Compatível com os cabos HDMI, Wii D-Terminal, Wii Component Video, Wii RGB, Wii S-Video Stereo AV e Wii AV

Leia mais:

Cobertura especial de VEJA na E3

As novidades da Sony na E3

Microsoft aposta em integração com tablet e celular