Segurança nas redes sociais preocupa 86% dos brasileiros

75% dos entrevistados têm dificuldade para manter seus computadores protegidos

A segurança da informação dentro das redes sociais é o foco de preocupação de 86% dos usuários de internet no Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela companhia finlandesa F-Secure. Segundo o documento, o acesso indevido a fotos, vídeos e atualizações de status estão entre os itens críticos para usuários de serviços como Facebook e Twitter.

Do total de entrevistados no país, 75% têm dificuldade em manter seus computadores protegidos contra ameaças virtuais. Muitos chegaram a afirmar que houve furto de dados e perda de informações gravadas em redes sociais devido a falhas de segurança em seus sistemas.

Em relação aos dispositivos utilizados para o acesso, 81% dos brasileiros consultados afirmaram que utilizam o computador. Os smartphones e celulares ficaram em segundo lugar, com 39%, enquanto que os tablets são a principal fonte de acesso para 18% dos usuários.

A F-Secure declarou que a pesquisa foi realizada com 6.400 usuários de banda larga em 14 países, mas não informou o número de pessoas consultadas no Brasil.