Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Samsung pode pagar até 548 milhões de dólares à Apple

Decisão de tribunal de apelações em Washington confirma que a sul-coreana violou várias patentes da Apple. Mas o valor da multa, de 930 milhões de dólares, pode ser reduzido

Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos deu vitória parcial à Apple, nesta segunda-feira, ao manter decisão anterior que afirmava que a Samsung violou várias patentes da empresa americana. A corte rejeitou, porém, a alegação de que a Samsung teria copiado o conjunto completo do iPhone, o que deve reduzir o valor da multa.

O último montante estava fixado em 930 milhões de dólares, quantia que será reavaliada após o novo veredicto. Pelos termos, a indenização à Apple será reduzida em cerca de um terço e atingirá 548 milhões de dólares.

Programa gráfico, parte frontal, beiradas do smartphone e toque duplo para o zoom são alguns dos aspectos copiados pela Samsung, segundo a decisão. O Galaxy S6 e o S6 Edge, da Samsung, são os concorrentes diretos dos iPhones.

Leia também:

Apple tenta na Justiça suspender vendas de aparelhos da Samsung

Samsung é condenada a pagar mais US$ 290 mil à Apple

Briga histórica – O tribunal com sede em Washington, que se encarrega de supervisionar litígios relacionados a patentes, reafirmou o veredicto de um júri federal que concluiu, em agosto de 2012, que vários dispositivos da Samsung tinham violado patentes da Apple.

Esse havia sido um dos últimos desdobramentos da briga entre os dois líderes mundiais de smartphones, que começou em 2011, quando a Apple acusou a Samsung de violar patentes relacionadas ao design de seus dispositivos móveis. A empresa americana ganhou o julgamento em agosto de 2012, no qual um júri federal determinou que a sul-coreana deveria pagar 1,05 bilhão de dólares em danos.

Após várias revisões pelos tribunais, o montante ficou fixado em 930 milhões de dólares. Na época, a Samsung havia solicitado que a multa fosse reduzida em 382 milhões de dólares, alegando que seus telefones não eram uma réplica do iPhone. A empresa teve sucesso na manobra.

(Da redação)