Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Queremos simplificar as coisas’, diz porta-voz do Skype

Executivo explica as razões da aposentadoria do MSN na próxima terça-feira, que forçará seus usuários a migrar para o Skype – ou adotar serviços rivais

O próximo dia 30 de abril marca o fim de uma era para a comunicação digital na internet. É a data marcada pela Microsoft para desligar de vez o Windows Live Messenger – mais conhecido no Brasil como MSN. A aposentadoria do serviço deve afetar cerca de 100 milhões de usuários, que serão forçados a migrar para o Skype, que a Microsoft comprou em 2011 por 8,5 bilhões de reais, ou adotar soluções de outras companhias, como o Facebook Messenger e o Gtalk. Apesar das reclamações de quem se viu obrigado a deixar o MSN, a Microsoft se mantém otimista e afirma que a migração para o Skype só trará benefícios. Com mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo, o Skype vai além da troca de mensagens pela internet, permitindo ligações para telefones fixos e móveis. Em entrevista exclusiva ao site de VEJA, Parri Munsell, diretor de integração de marketing da Skype, fala sobre os problemas da transição e planos para integrar novas funcionalidades ao produto que vai substituir o Live Messenger.

A ERA MSN MESSENGER

Início: 24 de agosto de 1995

Fim: 30 de abril de 2013

Recorde de usuários: 320 milhões em 2010

Onde se tornou mais popular: Brasil, Canadá, Espanha, França, Itália e Grã-Bretanha

Curiosidade: O programa nasceu com o nome de Microsoft Network Messenger. Em 2005, ele foi integrado ao Windows Messenger para a criação de um novo serviço: o atual Windows Live Messenger, que no Brasil chegou a deter 65% do mercado.

Leia também

Tutorial: Como fazer a migração do MSN para o Skype

Usuários relatam problemas ao migrar suas contas do Messenger para o Skype

Como criar listas e grupos de contatos no Skype

Como acessar contatos do MSN após a migração para o Skype

O que levou a Microsoft a acabar com o Live Messenger? Queremos simplificar as coisas para o usuário e melhorar sua experiência geral em relação ao nosso produto. Com o Skype, as pessoas que utilizam o Messenger terão acesso a novos recursos, como a edição de mensagens e uma forma mais eficiente de acessar seu histórico de conversas. Além disso, oferecemos uma experiência única de comunicação integrada nos tablets e smartphones, o que inclui mensagens instantâneas e conversas de áudio e vídeo.

Diversos usuários estão reclamando de falhas e problemas em suas listas de contatos. Qual a posição da companhia sobre esses problemas? Nós queremos que o processo de transição seja o mais suave possível. Estamos atentos aos problemas, e já resolvemos vários deles em nossas atualizações mais recentes. Aqueles que ainda estiverem experimentando falhas e erros devem entrar em contato com a equipe de suporte do Skype.

Vocês pretendem integrar recursos do Live Messenger ao Skype? A Microsoft está empenhada em melhorar sempre a experiência de nossos consumidores. Esse é um dos motivos que nos levou a integrar os dois serviços. O Skype tem uma longa história de inovação, e os usuários do Messenger devem esperar novos recursos e formas de interagir com o nosso produto. Não importa onde o serviço seja usado, você sempre verá inovação em cada um de seus aspectos.

As pessoas estão reclamando da falta de um mecanismo que conecte o Skype à sua caixa de entrada do Outlook.com (antigo Hotmail). Há planos para integrar os serviços? A integração do Skype com o Outlook.com virá em breve. Qualquer pessoa que tenha um e-mail @live.com ou @hotmail.com poderá trocar mensagens através do serviço.

Vocês pretendem investir em mais guias e tutoriais? Sim. Nós já temos vários tutoriais disponíveis para ajudar o usuário no processo de migração, além de guias sobre todos os recursos presentes no Skype. Continuaremos a publicar artigos educacionais para os clientes que fizerem a atualização. Também encorajamos as pessoas a procurarem nosso centro de suporte.

Qual é o estado do Live Messenger e do Skype no mundo hoje? Os dois programas são conhecidos no mundo por ajudar as pessoas a manter contato com amigos e familiares. Estamos felizes por unir essas duas comunidades e ver seu crescimento em diversos mercados. Hoje, o Skype tem mais de 300 milhões de usuários por mês, que passam mais de 2 bilhões de minutos conectados ao serviço por dia. Não temos o número exato de usuários do Messenger, mas estamos felizes por ter recebido uma resposta positiva daqueles que já fizeram a migração.

A Microsoft não tem medo de perder seus usuários para rivais como o Facebook Messenger e Google Talk? Acreditamos que os usuários do Live Messenger vão encontrar valor no Skype. Ele supera todas as grandes plataformas do mercado por oferecer um chat bem flexível, além de um sistema de comunicação de voz e vídeo em um único serviço. São milhões de usuários conectados a dispositivos com os mais variados sistemas operacionais.