Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Programa reconhece o rosto de qualquer pessoa na internet

A empresa Face.com disponibilizou um aplicativo capaz de reconhecer o rosto de qualquer pessoa que tenha uma foto publicada na internet. Para funcionar corretamente, o programa precisa de uma imagem nítida da face, que será utilizada para fazer as comparações durante as buscas em redes sociais, sites de notícias e galerias virtuais.

Para testar a funcionalidade do produto, a companhia mantém três serviços de reconhecimento facial. O primeiro, batizado de PhotoTagger, permite que o usuário encontre e marque as imagens de seus amigos no site de relacionamentos Facebook. Já o Celebrityfindr, faz uma busca por imagens de celebridades publicadas em links na rede de microblogs Twitter. O terceiro aplicativo – em período de testes – é o PhotoFinder, que permite a busca de amigos na web.

De acordo com a empresa, o índice de acerto para imagens claras e com o rosto em primeiro plano é de 90%. “Você pode procurar amigos e familiares em sites de galerias, jornais e, eventualmente, até em vídeos no YouTube. O problema é que essa tarefa consome muitos recursos dos sistemas atuais”, disse Gil Hirsch, CEO da Face.com, em entrevista ao jornal The Sunday Times.

O site também disponibiliza um seu site um kit de desenvolvimento para programadores que queiram testar o novo programa. Segundo Hirsch, o pacote já foi baixado mais de 5.000 vezes por desenvolvedores de aplicatvos.