Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Procura por ações do Facebook será maior que a oferta

Cada uma das 337 milhões de ações deverá valer entre 28 e 35 dólares

A quantidade de interessados em ações do Facebook é maior que o número de ações a ser emitido, de acordo com fonte familiarizada com o negócio, ouvida pela agência Reuters. Grandes investidores estão reservando cotas de ações desde quarta-feira.

A meta do Facebook é arrecadar 10,6 bilhões de dólares (20,7 bilhões de reais) com a venda de mais de 337 milhões de ações. Cada uma deverá custar entre 28 e 35 dólares (39 e 68 reais), de acordo com as previsões da companhia. Analistas de mercado acreditam que a faixa de preço poderá aumentar caso a demanda seja grande o suficiente.

Espera-se que o IPO (initial public offer, ou oferta pública inicial) do Facebook seja no próximo dia 17 ou 18. As ações da empresa passarão a ser trocadas com a sigla FB, no que muitos investidores apostam que será a maior abertura de capital de uma empresa de tecnologia. Ainda assim, a companhia de Mark Zuckerberg começou a apresentar os primeiros problemas financeiros: com 900 milhões de usuários cadastrados, seu ritmo de crescimento caiu. Além disso, o Facebook tem passado por dificuldades para aumentar a receita proveniente de publicidade em dispositivos móveis.

Caso o Facebook consiga o êxito esperado em sua abertura de capital, a empresa passará a valer quase 100 bilhões de dólares. “[A empresa] Estará supervalorizada a esse preço”, disse o gestor financeiro Filippo Garbarino ao site americano de notícias financeiras Bloomberg.

Garbarino, que gerencia milhões de dólares no fundo suíço Frontwave Capital, completou: “Investidores estão ficando mais seletivos. Aqueles que pretendem comprar ações do Facebook nessa faixa de preço estão mais para especuladores do que para investidores.”

Procurado pela agência de notícias, o Facebook se recusou a falar sobre a procura por suas ações.

(Com agência Reuters)