Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primeiro computador da Apple vendido por Steve Jobs vai a leilão

Equipamento foi comercializado em 1976 por 600 dólares e deve alcançar mais de 500 000 dólares em leilão da Christie's, em dezembro

O primeiro computador da Apple vendido por Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da empresa, na garagem da casa de seus pais, em Los Altos, na Califórnia, vai a leilão em dezembro. De acordo com a casa de leilões Christie’s, a máquina comercializada em 1976 por pouco mais de 600 dólares deve ser arrematada por mais de 500.000 dólares.

Leia também:

iPhone 6 e 6 Plus chegam ao Brasil em 14 de novembro

Apple é cada vez mais iPhone. Isso é um problema?

A máquina é chamada de Ricketts Apple-1 Personal Computer, sobrenome do proprietário original, Charles Ricketts. É o único Apple-1 existente vendido por Jobs, que na época tinha 21 anos. De acordo com a página do produto no site de leilões, o computador ainda pode funcionar, mas o atual dono “não garante a integridade eletrônica do produto”.

“Quando as pessoas veem uma criança brincando com um iPad ou iPhone, não sabem que tudo começou com o Apple-1. Ter uma máquina que iniciou a revolução digital é um atrativo muito grande”, diz Andrew McVinish, da Christie’s.

O computador pertence atualmente a Robert Luther, colecionador de Virgínia, nos Estados Unidos, que o comprou em 2004 sem saber todos os detalhes de sua história. “Eu sabia que tinha sido vendido na garagem de Jobs em julho de 1976, porque eu tinha o cheque cancelado do comprador”, escreveu Luther em um site de financiamento, onde pede fundos para um livro sobre a história da máquina.

A máquina – um conjunto de placa-mãe, processador, teclado e memória (de apenas 8k) – será vendida com o cheque cancelado da venda original, assinado por Charles Ricketts e destinado à Apple Computer, no valor de 600 dólares. Mais tarde, o cheque foi etiquetado com a inscrição “Adquirido em julho de 1976 de Steve Jobs na garagem de seus pais em Los Altos”.

(Com agência Reuters)