Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pombos-correio têm ‘GPS natural’

Um estudo neozelandês concluiu que pombos-correio possuem uma espécie de GPS natural para se localizarem. De acordo com uma equipe da Universidade de Auckland, eles se situam com base no campo magnético da Terra. Os cientistas acreditam que a habilidade não é prerrogativa dos pombos e pode ser estendida a todos os pássaros e até mesmo a outros animais.

Após revisarem estudos de cerca de 150 pássaros na Alemanha, os pesquisadores observaram que as rotas percorridas pelas aves ao voltarem para seus pombais seguiam ondas magnéticas ao redor do planeta. O estudo pode explicar ainda o porquê dos pombos-correio inicialmente irem na direção errada antes de partir em definitivo para o destino final. Segundo a equipe, a primeira revoada é apenas uma identificação das ondas magnéticas.

Para reforçar suas conclusões, os cientistas usaram resultados de pesquisas anteriores, sugerindo que os bicos dos pássaros possuem partículas magnéticas. O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B.