Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo Hangouts, do Google, não permite ligações telefônicas a partir de computadores

Apesar de ser a evolução do Google Voice, o novo produto chega ao usuário sem um de seus recursos essenciais

O Google afirmou nesta segunda-feira que a sua nova solução de comunicação instantânea, o Hangouts, ainda não é capaz de realizar ligações telefônicas a partir de computadores, como fazia o Google Voice. O recurso é considerado essencial, mas simplesmente não foi inserido na primeira versão do produto – que depende da rede social Google+ para funcionar. Em comunicado oficial, a companhia afirmou que trabalha para corrigir o problema com o auxílio de uma extensão para o navegador Chrome.

Leia também:

Veja como foi o primeiro dia do Google I/O

Google anuncia serviço de streaming de música

O Hangouts é uma evolução do serviço de voz sobre IP conhecido como Google Voice, mas por enquanto só permite comunicação via texto, como o Google Talk, e ligações de computador para computador. “Nas versões futuras, queremos melhorar a integração dos protocolos de chamadas telefônicas ao Hangouts”, afirmou Nikhyl Singhal, diretor de produtos voltados à comunicação em tempo real do Google. De acordo com o executivo, os computadores são capazes de receber as chamadas feitas a partir de telefones fixos e móveis.

Apresentado na última semana, durante a conferência de desenvolvedores Google I/O, o Hangouts reúne os principais mecanismos de comunicação instantânea do gigante das buscas dentro de uma única interface no Google+. Analistas de mercado apontam que as decisões da companhia têm como objetivo aumentar o uso dos recursos de sua rede social, que hoje compete como Facebook, do americano Mark Zuckerberg.