Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Microsoft facilita acesso a versão on-line do Office

Além de mudar nome para Office Online, empresa passou a oferecer serviço em site independente do OneDrive

A Microsoft relançou nesta quinta-feira a versão on-line de seu conjunto de aplicativos, que inclui Word, Excel, PowerPoint e OneNote, agora chamado de Office Online. Com a mudança, a empresa finalmente tornou o serviço, que ficava “escondido” sob o nome Office Web Apps e dentro do OneDrive (antigo SkyDrive), acessível por meio de um site independente, o Office.com. Para usar a versão on-line do Office, que é gratuita, é preciso ter uma conta da Microsoft.

Leia também:

Microsoft: 1ª aposta do novo CEO é serviço de backup para usuários

Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC

“Muitos não sabiam que temos uma versão online do Office porque simplesmente não conseguiam encontrá-la. Estamos tornando mais fácil a tarefa de encontrar o Office para as pessoas que ainda não usam o serviço”, disse a equipe da Microsoft, em mensagem publicada no blog oficial. Até agora, o serviço estava disponível para os 250 milhões de usuários do OneDrive, mas a Microsoft não informa quantos deles utilizam o Office por meio da web.

Ao acessar a página inicial do Office Online, o usuário encontra uma página com design similar ao da versão do Windows 8 para telas sensíveis ao toque. Ela exibe oito blocos com os ícones dos aplicativos disponíveis. É possível acessar as versões on-line do Word, Excel e PowerPoint, mas também consultar a lista de contatos, o calendário e outras informações sincronizadas entre o PC, smartphone ou tablet por meio do OneDrive.

Com o novo site, a Microsoft segue os passos da Apple, que concentrou todos os seus serviços on-line na página inicial do iCloud. Por meio do site, quem tem um iPhone, iPad ou Mac pode acessar seu e-mail, agenda de contatos, calendário, anotações, além das versões on-line dos aplicativos Pages, Numbers e Keynote, que permitem editar textos, planilhas e apresentações de slides, respectivamente.

De acordo com a Microsoft, a nova versão on-line do Office já está disponível em todo o mundo. Contudo, na tarde desta quinta-feira o serviço ainda apresentava instabilidade, devido ao processo de transição. O anúncio da Microsoft sobre o Office Online acontece um dia após a empresa renomear seu serviço de backup em nuvem, de SkyDrive para OneDrive. As mudanças nos serviços on-line representam os primeiros passos da Microsoft depois de o indiano Satya Nadella assumir a presidência da empresa no início de fevereiro.