Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Líderes voltam a se reunir para salvar acordo do clima

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e outros líderes mundiais voltaram a se reunir nesta sexta-feira em Copenhague, em um encontro improvisado, na tentativa de fechar um acordo no último dia da 15ª Conferência do Clima da ONU (COP-15).

O porta-voz da presidência americana, Robert Gibbs, informou que Obama estava reunido a portas fechadas com líderes da Austrália, Reino Unido, França, Alemanha e Japão. De acordo com a agência de notícias Associated Press, também participavam da reunião dirigentes de vários países em desenvolvimento.

Esta é a segunda reunião do dia para o grupo de líderes, exceto para Obama, que faz a primeira aparição em reuniões da cúpula de Copenhague.

Os dirigentes discutem um rascunho de acordo que circula desde a madrugada desta sexta-feira. Para a decepção de muitos negociadores, o esboço não estipula metas de redução das emissões de gases relacionados ao efeito estufa, limitando-se a prever que o aumento da temperatura da Terra não poderá ultrapassar 2ºC.