Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jogador da NBA culpa iPhone por desempenho ruim

Matt Bonner, do Spurs, acredita que o uso constante do smartphone lesionou seu cotovelo esquerdo

O jogador de basquete Matt Bonner, do Spurs, recorreu a uma desculpa bem curiosa para se desculpar por sua péssima temporada na NBA: a culpa seria do iPhone 6 Plus, a versão com maiores dimensões do smartphone da Apple.

No campeonato anterior, o ala-pivô era importante para o esquema do técnico Gregg Popovich. No período de 2010 a 2011, ele até chegou a liderar a NBA em aproveitamento de bolas de arremessos de três, sua especializada. Só que ele não teve o mesmo bom desempenho na última temporada.

No período de dezembro a fevereiro, o aproveitamento de arremessos de três pontos de Bonner ficou em apenas 32,4% (25 acertos de 77 tentativas), bem diferente do que ele fez no restante da temporada, quando a porcentagem ficou em 42,8%. Por causa disso, ele terminou a temporada de 2014/2015 com 36,5%, sua segunda pior marca na carreira.

Segundo ele, isso poderia ser explicado por uma lesão que sofreu no cotovelo esquerdo, que fez com que atuasse sem estar em 100% de condições por ao menos dois meses e meio. Bonner disse que ficou completamente complicado para arremessar e o pensamento que vinha em sua cabeça quando a bola estava chegando a ele era de que aquilo causaria muita dor.

Para explicar como se lesionou, ele recorre a um motivo inusitado: “Todo mundo vai achar isso engraçado, mas esta é minha teoria. Quando o novo iPhone saiu, ele era bem maior que os anteriores e acabei me esforçando muito para usar, já que você precisa se esticar mais para apertar os botões. Honestamente, acho que foi isso que me machucou”.

Com 35 anos e sem ter assinado novo contrato, Bonner ainda não recebeu uma proposta dos Spurs para voltar para outra temporada. Será que se ele largar o iPhone terá menos problema para ser contratado novamente?

(Da redação)