Hacker reúne detalhes abertos de 100 milhões de membros do Facebook

O hacker Ron Bowes publicou na rede esta semana uma lista com detalhes de mais de 100 milhões de cadastrados na rede social Facebook. O especialista em segurança – que atua na empresa Skull Security – criou um mecanismo de busca capaz de filtrar as informações de todos os usuários que não se preocuparam em proteger os seus dados com as configurações de privacidade do site.

Bowes fez questão de gerar um documento com o seu achado e publicá-lo em páginas de compartilhamento de conteúdo, como o Pirate Bay. O arquivo tem quase 3 GB de tamanho e já foi baixado mais de mil vezes.

Em comunicado oficial à BBC, o Facebook informou que não vê problema quanto à privacidade de seus usuários, uma vez que eles optaram por não esconder esses dados. “Neste caso, informação que as pessoas concordaram em manter pública foi coletada por um pesquisador. Esse material já podia ser acessado por sites de busca como Google e Bing, além do próprio Facebook. Nenhum dado privado está disponível ou foi comprometido”, informou um representante da rede social.

Recentemente, o site de relacionamento alcançou a marca de 500 milhões de usuários. A empresa já teve problemas com a privacidade de seus usuários, o que levou seus desenvolvedores a alterarem as configurações e opções de segurança no serviço.