Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grupo Abril lança aceleradora de startups em parceria com a Plug and Play

Empreendedores selecionados serão enviados ao Vale do Silício. Projetos receberão aporte

O Grupo Abril – do qual faz parte a Editora Abril, que publica VEJA – anunciou nesta quinta-feira a criação da aceleradora de startups de tecnologia Abril Plug and Play. A iniciativa faz parte de uma parceria internacional firmada entre a unidade de Negócios Digitais da Abril e a Plug and Play, aceleradora criada em 2006 que mantém sede no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Leia também:

As lições de Eric Ries, o guru da ‘startup enxuta’

O foco da Abril Plug and Play é apoiar startups que oferecem soluções para dispositivos móveis e que estejam em estágio inicial. Com isso, a aceleradora poderá ajudar a desenvolver essas empresas em um curto espaço de tempo.

Os melhores empreendedores do programa trabalharão durante três meses na sede da Abril, em São Paulo, sob a supervisão de Rogério Tamassia, diretor-executivo da aceleradora e diretor de projetos da Abril. Em seguida, passarão uma temporada em Sunnyvale, nos Estados Unidos. Os interessados poderão se inscrever pelo site oficial a partir do final de fevereiro.

Para aumentar as chances de sucesso, as startups receberão um aporte de 25.000 dólares, destinados a desenvolver o negócio ou fazer ajustes nos produtos ou serviços. Pelo apoio oferecido, a Abril Plug and Play terá 15% de participação acionária nas startups.

“O foco é encontrar pessoas com talento, determinação e boas ideias e provocar um choque no modo como fazemos negócios”, diz Manoel Lemos, diretor-superintendente de Negócios Digitais da Abril.

Com a iniciativa, a cultura das startups também fará parte do dia a dia dos funcionários da Abril. “Conceitos de empreendedorismo e orientação por métricas são constantes na operação da aceleradora e os abrilianos poderão vivenciá-los bem de perto”, diz Tamassia.