Google Maps permitirá navegação off-line

A partir de agora o usuário não precisará estar conectado à internet para traçar rotas e pesquisar estabelecimentos para usar o aplicativo

O Google anunciou um novo recurso do aplicativo de mobilidade urbana Maps interessante para quem tem carro e não tem internet 3G ou geralmente tem problemas com a navegação do GPS por causa da conexão lenta das redes móveis. A partir desta terça-feira, o usuário poderá navegar e ser guiado pelo aplicativo sem o uso da internet, bastando apenas baixar no celular mapas de áreas específicas para serem usados no modo off-line quando não houver a possibilidade de conexão à rede.

O download do mapa fica armazenado no celular, porém o arquivo da localidade delimitada não poderá ultrapassar de 2,5 GB. Para fazer isso, os usuários de Android devem baixar a versão mais atualizada do sistema operacional (9.17), acessar a nova aba “Áreas Off-line”, e escolher a região do mapa que será usada. Os dispositivos IOS, da Apple, ainda não foram contemplados.

Leia também:

Google vai remover imagens de ‘pornô de vingança’ de buscas

Finalmente! Gmail agora tem opção de “desenviar” e-mails

Com o mapa arquivado, o funcionamento será o mesmo, podendo escolher rotas e pesquisar pontos de interesse como restaurantes, postos de gasolina e estabelecimentos em geral. Porém, a versão sem internet não terá o acompanhamento do trânsito em tempo real e não terá informações referentes ao transporte público nem rotas de bicicleta e trajetos feitos a pé.

Os mapas off-line estarão disponíveis por 30 dias desde a data de download. Depois desse período, o Maps pedirá uma atualização da localidade selecionada. O Google afirma em seu comunicado que o recurso off-line será disponibilizado aos usuários de forma graduada até o dia 17 de novembro, quando provavelmente todos os smartphones com a última atualização do Android já terão recebido a novidade.

(Da redação)