Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Google atualiza sua busca para melhorar filtros de pesquisa

Objetivo é reduzir visibilidade de sites classificados como pouco confiáveis

O Google anunciou na última sexta-feira uma importante reestruturação em seu algoritmo de buscas. A empresa decidiu alterar 11,8% dos resultados do site da empresa, evitando que sites pouco confiáveis apareçam entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

A novidade, publicada no blog oficial da gigante de buscas, tem como objetivo reduzir a capacidade de indexação de sites de baixa qualidade, impedir que o serviço entregue ao usuário uma pesquisa superficial, além de aperfeiçoar o ranking de sites confiáveis, cujo conteúdo é original e de excelência.

Amit Singhal e Matt Cutts, engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento, adiantaram que a melhoria deve afetar muitos endereços, mas que a iniciativa trará recompensas importantes para o usuário. “Temos a responsabilidade de promover um ecossistema saudável na web”, destacam os funcionários do Google.

O projeto que previa as mudanças nos algoritmos estava sendo tocado há mais de um ano. Uma equipe de especialistas se dedicou integralmente à reestruturação nos últimos meses.

Por ora, as alterações serão válidas somente nos Estados Unidos. A expectativa é de que em breve outros países sejam incluídos no projeto.