Estudo mostra os benefícios da creche para as crianças

Os pais que costumam se sentir culpados por deixarem seus filhos em creches já podem respirar aliviados. Segundo um estudo americano, mandar as crianças para tais locais todos os dias pode trazer benefícios para suas vidas acadêmicas na adolescência.

As conclusões são de uma pesquisa realizada pelo governo dos Estados Unidos que associou as creches de boa qualidade ao formidável desempenho escolar e cognitivo das crianças no futuro.

Os especialistas afirmaram ainda que jovens criados com o auxílio de uma creche são mais cuidadosos ao lidar com situações de risco.

As descobertas do estudo foram publicadas no periódico Child Development.

Os pesquisadores chamam a atenção para um fato importante: o estudo não determina causas e efeitos e não prova se um determinado aspecto da experiência de cuidar da criança teve qualquer reação particular nas conclusões. Eles ainda observaram uma série de fatores não mensurados que poderiam estar envolvidos em uma pesquisa seguinte.

Experimento – O levantamento envolveu 1364 crianças de diferentes classes sociais e níveis educacionais. Deborah Lowe Vandell, diretora pedagógica da Universidade da Califórnia, foi quem liderou o estudo, iniciado em 1991.

“Creches de qualidade parecem dar um impulso para o desempenho acadêmico, talvez por favorecer a aquisição precoce de competências pedagógicas”, disse James A. Griffin, deputado da NICHD Child Development & Behavior Branch.

“Esses resultados destacam a importância da interação entre crianças e suas educadoras”, afirmou Vandell. “Estamos testemunhando os efeitos duradouros da interação entre crianças”, ressaltou a pesquisadora.