Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Com Prius, Toyota promete só elétricos e híbridos até 2050

Novo carro da montadora japonesa chega ao Brasil com a missão de colocar os híbridos na lista de desejos do consumidor

Por Estúdio ABC
Atualizado em 12 jul 2016, 15h30 - Publicado em 12 jul 2016, 15h30

No fim de 2015, a Toyota lançou um desafio global para o meio ambiente no qual, entre várias metas, se comprometeu a vender apenas carros híbridos ou alimentados por célula de combustível até o ano de 2050. Isso significa que, em poucas décadas, os modelos movidos exclusivamente a gasolina não serão mais encontrados nas concessionárias da marca.Híbrido mais vendido do mundo, Prius combina economia e sustentabilidade.

A montadora japonesa já tem histórico respeitável no filão dos carros ecologicamente corretos – no mundo, apenas a venda de híbridos da marca já ultrapassou a marca de 9 milhões de unidades negociadas.

Hoje, no Brasil, essa realidade ainda está distante. De uma frota estimada em 50 milhões de automóveis, caminhões e ônibus, apenas cerca de 3 000 são híbridos ou elétricosÉ nesse cenário que chega o novo Prius. O modelo 2016 terá a missão de disseminar a cultura dos veículos amigos do meio ambiente entre os brasileiros.

O híbrido pioneiro, lançado em 1997 em sua primeira geração, é o maior sucesso entre os carros ambientalmente responsáveis. Já são cerca de 5,7 milhões de unidades comercializadas em mais de 90 países.

O modelo é reconhecidamente o carro mais eficiente do Brasil, de acordo com o ranking de consumo do Inmetro. O Prius atingiu a marca de 23,8 quilômetros por litro, em ciclo urbano, no teste realizado com o modelo na última edição da revista Quatro Rodas, da Editora Abril.

Continua após a publicidade

Além da eficiência, o Prius alia um aprimorado sistema híbrido com um design futurista, que privilegia linhas esportivas. O sofisticado sistema de entretenimento de bordo também garante diversão ao volante.

TECNOLOGIA RESPONSÁVEL

Combinados, motores a combustão e elétrico entregam 123 cavalos de potência.
Combinados, motores a combustão e elétrico entregam 123 cavalos de potência (Toyota/Divulgação)

Mas, afinal, como funciona o sistema híbrido? No Prius, dois motores trabalham para movimentar o veículo, sendo um a combustão e outro elétrico. O motor a combustão, movido a gasolina, possui quatro cilindros em linha e 1 798 cilindradas. O elétrico, por sua vez, entrega potência de 72 cavalos-vapor. Dotado de corrente elétrica alternada trifásica, funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 123 cavalos.

Continua após a publicidade

O Prius reúne em seu projeto diversas formas de economia de combustível. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma poderosa bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 quilowatts. Para o proprietário, isso significa que, em trechos com velocidade de até 50 quilômetros por hora, apenas o motor elétrico será acionado, sem utilizar uma gota de combustível. Para velocidades superiores, os motores elétrico e a gasolina trabalham em conjunto.

Para recarregar a bateria elétrica, o modelo híbrido da Toyota dispensa fontes externas, tal como tomadas. O Prius foi o primeiro automóvel no mundo a utilizar a energia gerada a partir da frenagem do veículo. Toda vez que o condutor desacelera ou aciona o freio, o motor elétrico funciona como gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, recarregando tanto a bateria híbrida quanto a regular.

A soma de todas essas características faz do Prius um modelo capaz de emitir 40% menos CO2 em comparação com um veículo do mesmo porte, tornando-se, assim, símbolo de sustentabilidade para o futuro da mobilidade urbana.

Mesmo trazendo elevado nível de sofisticação na bagagem, o Prius é o híbrido mais acessível do mercado brasileiro – portanto, a escolha natural para consumidores que buscam associar economia de combustível, segurança e tecnologia a uma direção ecologicamente correta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.