Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comissão nos EUA indica pílula para prevenir aids

Por AE

São Paulo – Uma comissão ligada ao FDA, agência que regula a venda de medicamentos nos EUA, recomendou a liberação de uma droga para prevenir a infecção pelo HIV. Dessa forma, pessoas não contaminadas poderiam manter relações com portadores do HIV com um risco menor de contrair o vírus. De acordo com testes realizados internacionalmente, pessoas que tomam a medicação Truvada diariamente têm uma possibilidade 90% menor de contágio pelo HIV. Esse remédio já é usado no tratamento de pessoas portadoras do vírus.

Há relatos de que médicos nos EUA e em outros países já receitam o remédio para parceiros de portadores, diz o jornal The Washington Post. Contudo, se a droga for aprovada pelo FDA, a empresa fabricante – a Gilead Sciences – poderá fazer propaganda do uso preventivo.

A recomendação da comissão do FDA prevê que o Truvada seja utilizado por pessoas com um parceiro que tenha o vírus. Também há a sugestão para que homossexuais ou bissexuais a utilizem, assim como quem suspeitar do risco depois de manter relações heterossexuais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE