Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

9,5 milhões de crianças foram vacinadas neste sábado

Dados do balanço parcial da segunda etapa da Campanha Nacional contra Poliomelite divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que mais de 9,5 milhões crianças menores de cinco anos de todo o país receberam as gotinhas neste sábado.

O número representa uma cobertura de 61,5% do total da população dessa faixa etária. Esse primeiro número reflete os dados consolidados até as 17h55. As Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde continuarão atualizando os sistemas de informações nas próximas semanas, quando será divulgado um balanço final.

O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 14,7 milhões de crianças em todo o país o equivalente a 95% da população nessa faixa etária. Para tanto, os postos de saúde continuarão a aplicar a vacina mesmo depois da campanha. Neste sábado, os cerca de 115.000 postos de vacinação espalhados pelo país ficaram abertos das 8h às 17h, mas cada município tinha liberdade para alterar esse horário. Mesmo quem não foi vacinado na primeira etapa – quando receberam a vacina 11,6 milhões de crianças – deveria procurar um posto para tomar a segunda dose.

A campanha foi lançada na sexta-feira, em Paricatuba (AM), e contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O Brasil não registra casos da doença há 20 anos, mas a vacinação continua sendo importante porque o vírus circula em outros continentes. A primeira etapa da campanha ocorreu em junho e atingiu 95,7% das crianças brasileiras.