Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Datas

Morreu no dia 3, aos 90 anos, o premiado poeta John Ashbery, autor de quase trinta livros

Morreram

John Ashbery, premiado poeta americano, autor de quase trinta livros. Filho de uma professora de biologia e de um fruticultor, nasceu em Rochester (Nova York) e cresceu no interior do estado. Ficou conhecido como o principal representante de um movimento chamado Escola de Nova York, que, sob a influência do expressionismo abstrato, buscava a aproximação entre a poesia e outras formas de arte, como a pintura e a música. Sua consagração definitiva veio em 1976, quando ele arrebatou os três prêmios mais relevantes da literatura nos EUA — o Pulitzer, o National Book Award e o National Book Critics Circle Award — com a coletânea poética Self-Portrait in a Convex Mirror (Autorretrato em um Espelho Convexo). No poema-título, de quinze páginas, Ashbery, que chegou a estudar pintura, vale-se do quadro homônimo do renascentista italiano Parmigianino, concluído por volta de 1524, como pretexto para uma série de reflexões. Em 2012, o poeta recebeu do então presidente Barack Obama a Medalha Nacional de Humanidades, por ter “influenciado gerações de escritores”. Seu companheiro, David Kermani, com quem Ashbery vivia fazia mais de quarenta anos, anunciou que sua morte foi provocada por “causas naturais”. Dia 3, aos 90 anos, em Hudson, em Nova York (EUA).

Richard Anderson – O agente Oscar Goldman das séries de TV O Homem de Seis Milhões de Dólares (ABC Photo Archives/Getty Images)

Richard Anderson, ator americano, famoso como astro de séries de TV na década de 70. Nascido em Nova Jersey, começou a atuar ainda na adolescência. Na televisão americana, tornou-se um dos primeiros artistas a encarnar o mesmo personagem em duas séries distintas. Em O Homem de Seis Milhões de Dólares (1974-1978) e em A Mulher Biônica (1976-1978), deu vida ao agente secreto Oscar Goldman. No cinema, trabalhou em produções como Glória Feita de Sangue (1957), um dos clássicos de Stanley Kubrick (1928-1999). Dia 31, aos 91 anos, de causas não divulgadas, em Beverly Hills, na Califórnia (EUA).

A Mulher Biônica – Elizabeth Kemp: Professora de estrelas como Lady Gaga no prestigioso Actors Studio (Philip Ramey/Grosby Group)

Elizabeth Kemp, atriz americana e professora de teatro. Nascida na Flórida, mudou-se para Nova York na juventude a fim de estudar arte dramática. Era membro da renomada escola de atuação Actors Studio. Lá, foi mentora de astros e estrelas de grande projeção, como o australiano Hugh Jackman, o americano Bradley Cooper e a cantora Lady Gaga. Na pele de atriz, esteve em longas-metragens como Trilha de Corpos (1980), thriller do diretor nova-iorquino Armand Mastroianni. Dia 1º, aos 65 anos, em consequência de um câncer, em Venice, na Califórnia (EUA).

Publicado em VEJA de 13 de setembro de 2017, edição nº 2547