Lula é condenado a nove anos e meio de cadeia

Juiz Moro o sentenciou por corrupção e lavagem de dinheiro. É a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente é condenado por receber propina

O juiz Sergio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença, anunciada nesta quarta-feira, é a decisão derradeira de Moro no processo em que o petista foi acusado pela força-tarefa da Lava-Jato de receber propina da OAS, uma das empreiteiras do chamado clube do bilhão, que se refestelou nos últimos anos com contratos bilionários na Petrobras. Entre as vantagens recebidas por Lula, segundo a acusação, está um apartamento tríplex no balneário do Guarujá, em São Paulo. É a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por corrupção.

Pouco menos de dez meses se passaram entre a acusação formal feita pelos procuradores da Lava-Jato e a sentença do juiz Moro. Ao acusar Lula, a força-tarefa apontou o ex-presidente como “chefe” do esquema de corrupção montado na Petrobras e o acusou de participar, em parceria com a OAS, do desvio de mais de  87 milhões de reais dos cofres da estatal. “Após assumir o cargo de presidente da República, Lula comandou a formação de um esquema delituoso de desvio de recursos públicos destinados a enriquecer ilicitamente, bem como, visando à perpetuação criminosa no poder, comprar apoio parlamentar e financiar caras campanhas eleitorais”, escreveram os procuradores. “Lula era o maestro dessa grande orquestra”, chegou a dizer, na ocasião, o coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol.

De acordo com a denúncia, Lula recebeu 3,7 milhões de reais  em vantagens indevidas pagas pela OAS. A maior parcela,  1,1 milhão de reais, corresponde ao valor estimado do tríplex, cujas obras foram concluídas pela empreiteira. Os procuradores sustentaram ainda que a companhia gastou  926.000 reais para reformar o apartamento e outros 350.000 reais para instalar móveis planejados na unidade, sempre seguindo projeto aprovado pela família Lula. A acusação inclui 1,3 milhão de reais que a OAS desembolsou para pagar uma empresa contratada para armazenar bens que o petista levou para São Paulo após deixar a Presidência da República. Desde o início da investigação que deu origem à sentença agora proferida por Moro, Lula sempre negou ter recebido vantagens da OAS. O ex-presidente ainda é réu em outros quatro processos.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pietro Muniz Giotto

    Lula condenado sem provas e Temer absolvido com provas. Isso é Brasil!

    Curtir

  2. Pietro Muniz Giotto

    E o maior narcotraficante do Brasil, chamado Aécio Neves, está livre para fazer o que quiser. Isso é Brasil!

    Curtir

  3. EEEEEEEEEeeEeEEEEeeeee…eee…eee…..e…
    Mas e aih? Lulão vai pra cadeia ou nao? Coisa meio meia boca hein? Comemora ou nao? Solta fogos ou nao? Meio brochante…

    Curtir

  4. GEORGE COSTA DA ROCHA

    IPIS LITTERIS da SENTENÇA: “Em decorrência da condenação pelo crime de lavagem, decreto, com base no art. 7º, II, da Lei nº 9.613/1998, a interdição de José Adelmário Pinheiro Filho e Luiz Inácio Lula da Silva, para o exercício de cargo ou função pública ou de diretor, membro de conselho ou de gerência das pessoas jurídicas referidas no art. 9º da mesma lei pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade.”

    Curtir

  5. Angela Tiburcio

    FATO e VERDADE suas palavras: Tatias Chaves. Clamo a Deus por justiça doa a quem doer de forma justa. Manipulação, jogos, impunidade, onde a população é prejudicada estou cheia.

    Tatias Chaves disse:

    ( Lendo melhor a sentença que Moro deu a Lula, pelos jornais por enquanto, vejo que Moro condena Lula a 9 anos de prisão, no entanto, não pede sua prisão imediata.

    Isso demonstra, pelo menos pra mim, uma coisa: Moro utilizará esse despacho como uma espécie de teste para sentir o clima das ruas, na imprensa, a reação da classe política e observar como o judiciário de instancias superiores se comportará a respeito.

    Assim, Moro deixa claro que joga xadrez ao despachar tal sentença, mas evidencia também que ele tem medo da reação popular a uma possível prisão de Lula.)

    [19h15 12/07/2017] Angela Tiburcio✨👼✨:

    Somos uma NAÇÃO não um jogo de xadrez. Tudo que esta sendo feito de forma injusta e contra a maior parte da população é um tiro no pé da Elite egoísta, seja ela qual for, pois o povo revoltado aprenderá a viver com o que tem. Caiu a BABILONIA, logo muitos simplesmente vão deixar de ter medo de fazer o que sonham e vão começar a viver. Somos um povo inteligente que vai se UNIR. Pode me chamar de sonhadora, mas agr mais do que nunca sei que um VAI ajudar o outro, vamos conversar e aprender a fazer o certo esta em nossas mãos. Que o VERDADEIRO ESTADO LAICO resplandeça e que o Reino de Deus se estabeleça. Mão direita e esquerda juntas trabalhando com amor para o NOVO Brasil.

    ORDEM/AMOR/PROGRESSO.

    Curtir

  6. Gláucio Silva

    218 Paginas de fundamentação para uma condenação que saiu barato pelo tamanho do indivíduo e ainda encontramos pessoas que dizem não ter provas? Meu Deus tenha misericórdia.

    Curtir

  7. Carlos Santos

    Justiça meio termo,
    Esses comunistas deixaram a Nação sangrando,
    Esse Lula merece pena máxima,
    Com a graça de Deus essa corja vai pagar cada centavo devido a todos Brasileiros lesados pelo desgoverno comunista!!!
    O inferno vai ficar pequeno pra turma de governantes que tanto ludibriou e iludiu seu POVO.

    Curtir

  8. Perola Zaila

    “Ninguém está acima da Lei” é o que nós Brasileiros acreditávamos, onde está a Lei para Aercio, Temer e outros tantos envolvidos? Faltou provas para esses? Ou nenhum outro corrupto preso testemunhou? É vergonhoso, mas hoje o que vemos é o uso da Lei para favorecer interesses Políticos e, antes que políticos corruptos, que continuam em berço esplêndido, detonem a Lava-jato, é preciso concluir o dever de casa…Afinal para que criaram a Lava-jato? Criam Leis, Decretos, usam ladrões para denunciar ladrões em troca de “benefícios” , mas dinheiro que é bom não volta aos cofres públicos. Tornozeleira eletrônica virou acessório da moda. O País vira chacota internacional e o Povo brasileiro é descaradamente desrespeitado, ignorado e enganado. Que País é esse?

    Curtir