Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TSE encerra coleta de provas em processo que pode cassar Temer

Relator do processo deu prazo de dois dias para que partes envolvidas apresentem seus últimos argumentos

O processo que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entrou na reta final. O ministro-relator da ação, Herman Benjamin, encerrou nesta terça-feira a chamada fase de instrução, em que são coletadas as provas necessárias ao julgamento. Uma das últimas medidas do magistrado nessa etapa foi a inclusão dos depoimentos de alguns dos principais executivos da Odebrecht, entre eles o ex-presidente da companhia, Marcelo Odebrecht.

No mesmo despacho em que encerrou a fase de instrução do processo, Benjamin deu prazo de dois dias para que as partes interessadas, incluindo o presidente Michel Temer, apresentem as alegações finais. Concluída essa etapa, o ministro apresentará seu relatório final e o caso será finalmente julgado pelos sete ministros do TSE. A interlocutores, ele tem dito que pretende levar o processo ao plenário do tribunal até abril.

O processo, em que a chapa é investigada por abuso de poder político e econômico na eleição presidencial de 2014, pode levar à destituição de Michel Temer. Em sua defesa, o presidente argumenta que sua prestação de contas foi separada da de Dilma Rousseff e que, por essa razão, ele não estaria sujeito a punição por irregularidades cometidas pelo comando do comitê petista, como o uso de dinheiro sujo do petrolão para bancar despesas ligadas à eleição.

A questão é controversa – e dependerá do veredicto dos ministros do TSE. A tendência, de acordo com fontes do tribunal, é que o voto de Herman Benjamin seja favorável à cassação da chapa completa – no caso, a punição seria extensiva a Michel Temer.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    NeM_NeM
    NeM : ÄNpTT@
    NeM : Dê”COR”ÄcTTÏV@
    º/ÄDïEU/ª

    Curtir

  2. Como tem gente torcendo para que o país vá para o vinagre, mas isso não vai acontecer, Temer está indo muito bem, a economia esbagaçada pelo pt, está dando sinal de vida e não acho que o TSE queira jogar o país num burraco sem fundo! Responsabilidade é bom!

    Curtir

  3. glauco arias

    3 ANOS JÁ SE PASSARAM DA MAIOR FRAUDE ELEITORAL DA HISTÓRIA E NINGUÉM FOI PUNIDO ASSIM COMO OS PARTIDOS CONTINUAM ABERTOS.
    TODOS JÁ SABEM QUE A CHAPA DILMA TEMER FOI ELEITA COM DINHEIRO SUJO DE CAIXA 2 E 1. O QUE ESTÁ ESPERANDO O TSE PARA CASSAR ESTA CHAPA E FECHAR ESTES PARTIDOS?
    FRAUDE ELEITORAL É CRIME GRAVÍSSIMO.
    A OMISSÃO DO TSE SÓ FAZ LEGITIMAR UM GOVERNO ILEGÍTIMO. É CONSOLIDAR OU VALIDAR UMA DITADURA. QUEM VAI DEFENDER A DEMOCRACIA NO BRASIL?

    Curtir

  4. Nova república, sem falsos messias, postes e outros coadjuvantes do caos.

    Curtir

  5. Até parece que vão caçar esse mordomo de cemitério. Já caçaram quem interessava. Agora é esperar para ele atender os empresários desse país e acabar de vez com os trabalhadores e aposentados.

    Curtir

  6. Adriano xhaves

    Antipetismo é uma coisa e apoiar o errado em detrimento da legislação é COISA DE MILITONTO OU… Gente do PMDB pago pra comentar a favor! Que nojo dessa gente. Tudo que o PT fez de ruim foi com o aval e apoio do PMDB. AGORA SIM sou FORA TEMER!

    Curtir

  7. Adriano xhaves

    A lei é pra ser aplicada! Não venham com vossas anomalias jurídicas como a manutenção dos direitos politicos da “presidanta” empichada.

    Curtir

  8. Alexsandro Sgobin

    Não adianta tirar esse idiota e por outra alimária no poder: o problema é essa farsa chamada democracia representativa, sistema podre por natureza. Enquanto o próprio povo não tomar o poder e aprender a resolver seus problemas como adulto, ao invés de deixar nas mãos de um bando de cães, cretinos, larápios e covardes, não há esperança nenhuma.

    Curtir