Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MP de SP protesta contra lei de abuso de autoridade

Medida foi aprovada na madrugada de quarta-feira pela Câmara dos Deputados e incluída no pacote de medidas contra a corrupção

Promotores e procuradores do Ministério Público de São Paulo fizeram uma manifestação nesta quinta-feira contra a lei de abuso de autoridade que foi aprovada na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira. Na capital paulista, os membros do Ministério Público se reuniram em frente ao Fórum João Mendes, no Centro, e no Fórum Barra Funda, na Zona Oeste.

Leia também:
Renan prega ‘consenso’ e Moro critica ‘emendas da meia-noite’
‘Fiquei estupefato’, diz Janot sobre votação da Câmara
PSDB articulou urgência de pacote anticorrupção

Na calada da noite, deputados incluíram no pacote de medidas contra a corrupção proposto pelo Ministério Público Federal uma emenda que propõe punir o abuso de autoridade praticado por juízes e membros do Ministério Público – como promotores e procuradores. O argumento usado era o de que não se pode admitir “privilégios a ninguém”.

A medida foi vista como uma tentativa de intimidação à Operação Lava Jato. Por isso, os integrantes da força-tarefa reagiram e ameaçaram deixar a ação, caso a medida seja sancionada pelo presidente Michel Temer.