Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FHC convoca Lula para falar a sério

Para tucano, petista não perdoa o fato de ter perdido duas eleições

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso convocou nesta segunda-feira Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a sério as grandes questões do Brasil. FHC explicou o desafio feito por ele à Lula em entrevista à Rádio Cultura. O tucano havia dito topar disputar uma eleição contra o petista. “Eleição é modo de dizer. Nessa altura, aos 80 anos, não dá nem mais tempo”, disse Fernando Henrique depois de um seminário no instituto que leva seu nome em São Paulo.

O tucano sugeriu ao seu adversário elevar o nível da conversa entre eles. “O Lula gosta muito de coisinhas, de frases de efeito. Ele fala, fala, fala. Lula, vamos conversar a sério. É tão mais construtivo”, disse. “Se Lula quiser debater, estou pronto para discutir em profundidade os problemas do Brasil, as contribuições que os nossos partidos deram e podem vir a dar e o futuro do país.”

O ex-presidente rebateu comentários de petistas que disseram que o tucano não seria páreo para Lula em uma eventual disputa eleitoral. “Eu ganhei do Lula duas vezes, então não podem dizer que não sou páreo. Ele perdeu de mim duas vezes e não perdoa isso, mas eu gosto dele, não tenho nada contra ele”.

Debandada – Fernando Henrique lamentou a saída do PSDB de sete vereadores de São Paulo. Os parlamentares tomaram a decisão depois que o grupo ligado ao governador, Geraldo Alckmin, impôs o nome de Júlio Semeghini como presidente municipal do partido. Eles devem migrar para o PSD. “Acho uma pena. Não é o momento de sair, é o momento de unir o partido e de trazer mais gente”, disse o tucano.