Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deputado tucano Samuel Moreira assumirá Casa Civil de Alckmin

Ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Moreira será o responsável pela articulação política do governo paulista

O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, anunciou nesta segunda-feira que o deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP) será o novo chefe da Casa Civil do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele assume o lugar de Edson Aparecido, que deixou o cargo no dia 25 e será candidato a vereador na capital.

Ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo entre março de 2013 e janeiro de 2015, Moreira tem um perfil discreto no Congresso. Ele será o responsável pela interlocução do governo Alckmin com deputados estaduais, prefeitos e lideranças políticas do interior e sociedade civil.

Homem forte do governador paulista até o ano passado, Edson Aparecido perdeu espaço no governo por não ter feito campanha para o empresário João Doria Jr. nas prévias tucanas na capital paulista. Doria foi escolhido pelos filiados paulistanos do PSDB para ser o candidato da legenda nas eleições deste ano. Aparecido é investigado pelo Ministério Público de São Paulo por suposto enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. O promotor Marcelo Milani decidiu começar a investigação após reportagem do portal UOL informar que o secretário comprara um imóvel por um terço do valor de mercado.

Engenheiro civil, Samuel Moreira foi eleito em 2014 com 227.210 votos. Exerceu dois mandatos na Alesp, onde liderou o o governo Alckmin em 2011 e o PSDB, entre 2008 e 2009. Também foi presidente da CPI da Bancoop (2010), que apurou fraudes na Cooperativa dos Bancários de São Paulo.

(com Estadão Conteúdo)