Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Defesa de Temer pede ao TSE ‘decisão técnica’ e alheia a pressões

Gustavo Guedes, que defende o presidente, critica Rodrigo Janot e diz que nos últimos dias foram criadas situações com o objetivo de impactar o julgamento

A defesa do presidente Michel Temer (PMDB) no julgamento que começa nesta terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera que a Corte tenha uma “decisão técnica”, “alheia a pressões” e que o resultado final seja a absolvição e a manutenção dele no cargo.

O advogado de Temer, Gustavo Guedes, em vídeo postado na página do PMDB nacional no Facebook, manifestou preocupação com o impacto no julgamento de acontecimentos alheios ao processo eleitoral de 2014, objeto da ação.

“O país passou por algumas situações que tinham como objetivo impactar na figura do presidente Temer. Não deveria haver rigorosamente nenhuma comunicação entre os fatos que se deram no Supremo Tribunal Federal e o julgamento que está para acontecer no TSE”, disse Guedes, em referência às investigações sobre o presidente e seu ex-assessor especial Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) a partir das delações da JBS.

“Esperamos que o TSE tenha, ao final, uma decisão técnica, alheia a essas pressões”, disse Guedes, que atacou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. “Temos visto iniciativas do Ministério Público, especificamente do procurador-geral da República, para tentar desestabilizar o tribunal. Se isso acontecer, é um perigo à democracia”, afirmou. Entre outras medidas, Janot pediu – e conseguiu – a prisão de Rocha Loures.

Guedes afirmou que confia no trabalho que foi feito pela defesa do presidente. “Falei com cada um dos ministros do TSE, apresentamos as nossas razões e temos confiança que chegaremos ao final com resultado positivo, resultado que avalie as provas do processo e, como o Ministério Público comprovou, não há nenhuma participação de Michel Temer nos fatos relativos à campanha de 2014”, disse.

“O tribunal poderá, sim, ter uma decisão técnica, concluir pela improcedência ou eventualmente pela ausência de responsabilidade do presidente e mantê-lo no cargo, que seria a melhor decisão para o país”, afirmou.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Alessandro Borges

    Todo bandido põe seus advogados para desqualificar os seus julgadores e aqui no Brasil essa tática funciona de vez em quando, pois aqui é a pátria das inversões de valores.

    Curtir

  2. Evandro César Alvarenga

    Decisão técnica? Se a Corte optar MESMO por uma decisão técnica, a cassação da chapa por abuso de poder político e econômico será inexorável e decretada por unanimidade! (A avalanche de provas inequívocas não permite outro caminho). Mas, cá entre nós, é muito difícil que o Tribunal, com a atual composição, opte por uma decisão eminentemente técnico-jurídica (com a provável exceção do eminente relator, Min. Herman Benjamim, e da insigne vogal, Minª Rosa Weber).

    A conferir.

    Curtir

  3. Sergio Sampaio Spinola

    O que todos nós queremos é uma decisão exclusivamente técnica, sem se deixar levar por questões políticas e paixões ideológicas. Se assim for, Temer será sumariamente cassado, pois existe um cipoal de provas que comprovam o abuso do poder econômico pela chapa PT-PMDB, Dilma-Temer, farinhas do mesmo saco podre. Por muito menos, mas por muito menos do que isto, o TSE cassou vários outros mandatos. Se não cassarem a dupla, ficará comprovado que o TSE cassa somente e apenas por motivos políticos e pratica o justiçamento politico. Esperamos que o TSE tome sua decisão com base nas provas já apresentadas e não para preservar um político que na prática já não governa.

    Curtir

  4. este presidente deveria realmente está preso, porque o que ele está tentando fazer, é induzir a integridade do ministro do STF para perder a credibilidade, isso aí não poderia vir de um presidente de um país, para tentar se safar nos seus crimes, uma vergonha… acorda Brasil?

    Curtir

  5. Esorso Elizabeth

    Os pelegos comprados querem que o Brasil se dane, apostando na volta do chefão. Chora, corja parasita!.

    Curtir

  6. meu Deus… manda logo estacriatura pra cadeia, o país não suporta mais, o cara é presidente…. onde vamos parar, o que este infeliz quer mais, 20 milhões de desempregados, hospitais sucateados, crianças morrendo de fome, miséria, e ainda isto, temos que ter pena de morte neste país…crimes hediondos e terrorismo.

    Curtir