Brasil faz, nas urnas, sua maior curva à direita

Reportagem de VEJA analisa o fenômeno - e explica quem são os políticos que compõem a nova direita do país

Da votação do dia 2 de outubro emergiu um Brasil à direita – e que impôs ao Partido dos Trabalhadores a maior derrota de sua história. Em sua reportagem de capa, a edição de VEJA desta semana analisa os fatores que contribuíram não apenas para a derrocada petista, mas para que o país saísse destas eleições mais conservador. O fenômeno, que tem na figura de João Doria (PSDB), eleito prefeito em São Paulo no primeiro turno, seu mais bem acabado exemplo não se explica apenas pela força do antipetismo. Soma-se a ela o peso da crise financeira sobre o eleitorado. E o triunfo, ainda lento e gradual, da antipolítica.

Como definiu Mauro Paulino, diretor do Datafolha: “Independentemente de renda ou escolaridade, as pesquisas mostraram que o eleitor buscou um político com perfil de alguém que pudesse pôr sua vida nos trilhos. Por isso, o discurso de gestor do Doria colou tanto”. A direita que saiu vencedora já não é mais a dos antigos coronéis. Do pastor evangélico ao empresário bem sucedido, VEJA elenca os tipos que hoje integram esse grupo político. E analisa o impacto dessa virada nas eleições de 2018 – que dependerá, sobretudo, do comportamento do PSDB, maior vencedor deste pleito. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirma não temer uma disputa com Aécio Neves pela indicação do candidato tucano à Presidência da República. “Prévia ninguém controla”, diz em entrevista a VEJA.

Para ler a reportagem, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    Pico-LeLé de Xuxu atropela — sem querer; querendo — Zé Motosserra e FHC na Estrada de Santos, levando para o abismo todo o Tucanato.sp

    Curtir

  2. PSDB direita? É melhor estudar… PSDB É uma esquerda com etiqueta. Apenas não são radicais como o PT.

    Curtir

  3. Catson Aruak

    Por vários motivos é melhor o Alckmin:
    – ao Aécio vai faltar gás, como costumeiramente tem acontecido nas últimas eleições;
    – portanto, como disse Schopenauer comentando sobre a sinfonia Patética de Chopin, referindo-se ao dó maior em bemol na quarta estrofe: “quem persiste no erro não passa de um pateta”, o que deu título posteriormente à sinfonia;
    – por fim, a retrospectiva da presidência da república do Brasil é de um bêbado de qualquer tipo de pinga, vinho, whisky, detergente, pepsi-cola, qualquer coisa que dê barato prá abrir a goela e poluir o mundo. Depois foi a anta que ou se drogava “diuturna e noturnamente” ou então nasceu mentecapta sem notar. Assim, nada melhor do que um presidente que já pede de antemão: “alcool em mim!”

    Curtir

  4. Malah Maurício

    O PSDB é centro – esquerda animal!
    São Fabianistas e apoiam o Foro de São Paulo.
    Vamos mandar essa ralé da revista estudar!!!
    Agora não publiquem, tirei um print e vou publicar no Facebook.

    Curtir

  5. Aloisio Barros

    Finalmente os menos radicais e a direita, voltaram ao poder, para o bem do Brasil.

    Curtir

  6. Fabio sanches orbite

    Político hoje em dia está sorrindo nas fotos, mas todos nós sabemos que alguns deles não estão sequer conseguindo dormir direito depois da competência da operação lava-jato que é um grande exemplo para o nosso país!

    Curtir

  7. Atsushi Shiino

    Para quem gosta de associar partidos políticos com ideologia socialista ou coisa parecida, ela é sustentável somente quando há folga financeira. Quando bate a fome, a primeira coisa que vem à mente é ganhar dinheiro, trabalhar. Foi o que está acontecendo no Brasil. Não significa que o socialismo se esgotou. Foi a fome que bateu na barriga. O PT se esgotou pela burrice. Como uma pessoa gastona, botou aquele dinheiro de plástico e saiu pela praça fazendo bondade. Acabou com a reserva e sonho.

    Curtir

  8. carlos renato campos Campos

    Ana Rocha , PSDB não é esquerda nem aqui , nem na China , que também não e esquerda

    Curtir

  9. Atsushi Shiino

    Foi uma coisa que sempre defendi. Quem se candidata a um posto de comando, deve externar sua capacidade de gerenciamento. É o que ele(a) deve fazer quando assume uma empresa (cidade, Estado, país). Mesmo que tenha uma boa ideia, se não tiver pessoas competentes para compor seu secretariado, nada adianta. Boa ideia só não se realiza um sonho.

    Curtir

  10. Alex Cardozo

    Desde quando social democracia do psdb se tornou “direita”, o psdb e de esquerda….pesquisem o que significa a social democracia, o psdb e a esquerda caviar regada a champagne com caviar. A direita de verdade infelizmente nao esta no poder.

    Curtir

  11. Fred Mancila

    A direita??? PSDB???
    Pelo amor de Deus! Estamos assistindo aquilo que foi definido como a “Tesoura de Lenin” – ou seja, duas faces da mesma esquerda: PT e PSDB se alternando eternamente no poder. Um Estado enooooorme, centralizador, que legisla sobre tudo e em especial sobre as relações de trabalho, impedindo o liberalismo economico e desenvolvimento social.
    Estamos de fato, no inicio do fim da liberdade no Brasil. PT é apenas uma face dessa esquerda, a outra é o PSDB, uma esquerda de terno e gravata.

    Curtir

  12. Rafael Lucena

    Não eleger corruPTos é guinada à direita? PSDB, PMDB direita conservadora?

    Curtir

  13. Fábio Luís Inaimo

    A veja levanta a bola pra canalhada toda, petralhas e boçalnalhas jogarem pedra, A direitalha bate porque diz que o PSDB é de esquerda. a esquerdalha bate porque acha que é de direita, Tá meio difícil de ser um partido de centro no Brasil !, Pergunto, veja, é de propósito??

    Curtir

  14. Aparecido Silva

    É preciso ser muito, mas muito, extremamente esquerdista pra entender que o PSDB é de direita. Que pena, a Veja já foi uma revista boa para se informar.

    Curtir

  15. Fábio Luís Inaimo

    Tá parecendo a Globo, que, a cada denuncia do PT, tem que ter uma matéria pra ferrar o PSDB só pra compensar!

    Curtir

  16. E quem gosta de esquerda; de subdesenvolvimento, pobreza, corrupção, violência, confronto de classes, invasões de terra, racionamento, em detrimento do ego doente de uns? Parabéns São Paulo!

    Curtir

  17. COMO UM PARTIDO TOTALMENTE ESQUERDISTA FABIANO PODE SER DIREITA ? VOCÊS TRATAM O POVO DESSE PAÍS PIOR QUE GADO. INFELIZMENTE A ESMAGADORA MAIORIA É ANALFABETA FUNCIONAL E ACA CAINDO NESSE ENGODO, MAS A HORA DE VOCÊS VAI CHEGAR UM DIA, IMPRENSA MALDITA. SÓ TÊM ESQUERDAS NESSE PAÍS, NO MÍNIMO DESDE 1985. DE LÁ PRA CÁ NUNCA EXISTIU UM PARTIDO CONSERVADOR DE FATO, SÓ TEMOS PARTIDOS COMUNISTAS DE DIFERENTES VERTENTES ( MARXISTAS, LENINISTAS, FABIANOS ETC ) MAS PARTIDOS CONSERVADOR NUNCA EXISTIU NO BRASIL.

    Curtir

  18. Sávio Andrade

    A Veja é mesmo muito brincalhona hein ? Partido da Social Democracia, de DIREITA ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu Deus e ainda tem jumentos que caem nessa, hahaha. O povo desse país está completamente ferrado. Todos os partidos são esquerdas, todos sem exceção e estão mancomunados com o Foro de São Paulo. E ainda digo mais, enquanto todos eles não forem finalizados, nunca vai haver desenvolvimento nesse país.

    Curtir

  19. Sávio Andrade

    O Psdb é partido comunista da ala fabiana, cambada de safados. Na verdade, todos os demais também são esquerdas.

    Curtir

  20. housekeeping

    fora Alckmin, fora Aecio, Fora Serra, fora pmdb, todos com prazo de validade vencida e de algum jeito direta ou indiretamente, mamaram na Petrobras. Tem que aparecer um nome novo como em Sao Paulo.

    Curtir

  21. Fábio Luís Inaimo

    Prato cheio pra petralhada vomitar suas asneiras!!

    Curtir

  22. Fábio Luís Inaimo

    A burrice generalizada que tomou o Brasil faz com que não se enxergue oque é um partido de centro!

    Curtir

  23. Fábio Luís Inaimo

    O brasileiro vota mal e é mau informado , principalmente no Rio, falaram muito e os bosalnalhas não puseram nem prefeito, Assim o brasil vai de extrema esquerda a extrema direita de uma ditadura a outra , santa burrice!!

    Curtir

  24. Fábio Luís Inaimo

    E direita é oque ?? Ditadura militar?? Santa ignorância !!

    Curtir

  25. Fábio Luís Inaimo

    Os extremos e suas minorias burras contaminam o bom senso!

    Curtir

  26. Fábio Luís Inaimo

    O PSDB é comunista!? quanta asneira !! Nem comunista nem fabiano! vai lavar roupa boçalnalha!

    Curtir

  27. Fábio Luís Inaimo

    O PT passou os últimos 20 anos achincalhando o PSDB , vem o cidadão dizer que o PSDB é comunista!?

    Curtir

  28. Guilherme Henzel

    PSDB não é direita, é centro (indo de centro-esquerda a centro-direita, dependendo do político em si), mas Dória é direita, tem propostas bem liberais e é conservador (socialmente).

    Curtir

  29. João Gabriel

    PSDB de direita? Conta outra piada veja, essa não teve graça! Vamos precisar de anos ou talvez nunca conseguir exterminar essa ideologia esquerdista assassina!

    Curtir

  30. Chamar o PSDB de partido de Direita é como dizer que o PT é o partido dos trabalhadores… a Direita, que realmente está ressurgindo no Brasil, é muito maior e melhor que essa reportagem superficial de Veja..

    Curtir

  31. Silas Araujo

    Se Dória fizer bom mandato em São Paulo, será , com certeza, presidente da República.

    Curtir

  32. Vanessa Pereira

    Direita no Brasil??? Isso é alguma piada??? O PSDB, PSB e Cia são da esquerda “light”. PT, PCdoB, PCB, PSOL são a esquerda raivosa, xiita, despirocada. Todos eles são farinha do mesmo saco, apoiam a mesma ideologia. Ah, sim, o PMDB… esse partido (se é que dá para chamá-lo assim) é uma colcha de retalhos formada pelos mais varidos tipos de loucos. Nunca teve ideologia certa e sempre ficou pegando rabeira no caminhão dos outros. Direita no Brasi? Só se for meia dúzia de Bolsonaros, Felicianos e outros gatos pingados. Mesmo assim, conseguem fazer tanto barulho que incomodam até publicação fajuta disfarçada de direitista. Não é mesmo, Veja?

    Curtir

  33. Fábio Luís Inaimo

    Vem com a conversa mole de que “é tudo farinha do mesmo saco” essa conversinha além de já estar enchendo o saco, só favorece os verdadeiros contraventores se liga boçalnalha!!

    Curtir

  34. Maxiliano Mançano Sanchéz

    Embora o PSDB seja um partido de esquerda, o novo PSDB um partido mais de direita conservadora. Como João Doria, Geraldo Alckmin e demais novos. Isso ocorre por falta de partidos de direita que representa a vontade da maioria paulistana que é naturalmente de direita conservadora.

    Curtir

  35. Deus seja Louvado!!!!ufaaa!os brasileiros estão ficando politizados . Também, depois de levar lenhada no mei das oreias. Tão sabendo até o que é direita e esquerda.kkkkkkkkkk

    Curtir